fbpx


Como preparar maxixe refogado

Postado em 15 de março de 2022 | Autor: Roberta Lara

Receita é ideal para acompanhar as refeições do dia a dia

À primeira vista, o maxixe é um fruto que muita gente acaba recusando devido à sua aparência esverdeada e repleta de espinhos. Muitos, inclusive, o confundem com a mamona, porém, eles não são a mesma planta. E acredite: o alimento é seguro para consumo e pode compor várias receitas. Você sabia, por exemplo, que tem como preparar maxixe refogado?

Com algumas dicas e os ingredientes certos, esse prato servirá como acompanhamento para suas refeições, trazendo o gostinho cítrico do fruto e, de quebra, oferecendo mais benefícios e nutrientes para a sua saúde.

Que tal aprender o passo a passo da receita? Quem ensina o truque de como preparar o maxixe refogado perfeito é a nutricionista Roberta Lara:

Aprenda a como preparar maxixe refogado!

Maxixe refogado

Imagem meramente ilustrativa | Shutterstock

Maxixe refogado

Tempo de preparo: 30 min.

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

  • 2 xíc. (chá) de maxixe
  • ½ cebola
  • 3 dentes de alho
  • 2 col. (sopa) de azeite de oliva
  • Sal, pimenta-do-reino preta e salsinha a gosto

Modo de preparo:

  1. Raspe a casca do maxixe e corte-o em rodelas.
  2. Aqueça o azeite e coloque a cebola e alho, deixando dourar.
  3. Acrescente o maxixe, o sal e a pimenta.
  4. Se necessário coloque meio copo de água e deixe cozinhar.
  5. Deixe ficar macio, e adicione a salsinha para finalizar.

Potencial antioxidante

Apesar de existirem poucos estudos a respeito dos benefícios do maxixe para a saúde humana, sabe-se que ele é uma fonte importante de fibras e nutrientes na alimentação como magnésio, potássio, fósforo e vitamina C.

Além disso, a ciência também afirma que o fruto é potencialmente rico em diversos antioxidantes, capazes de ajudar no combate dos radicais livres do organismo e de diminuir os níveis de estresse oxidativo.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI). Também é colunista do Nutritotal Para Todos. Instagram: @robertasoareslara Facebook: Instituto de Nutrição Roberta Lara

Samuel V. et al. Nitrogen sources on yield, mineral nutrition and bromatology of Cyclanthera pedate. Horticultura Brasileira, 2020.

TBCA, 2020.

-

Assine nossa newsletter: