fbpx


Conheça 4 benefícios da farinha de arroz

Postado em 5 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Substituto do trigo, o alimento pode ser consumido por pacientes celíacos

Para preparar aquele bolo fofinho para o café da tarde ou mesmo uma massa fresquinha feita na hora, um ingrediente não pode faltar: a farinha. Porém, a maior parte dos brasileiros está habituada a usar o trigo como base desses preparos, sem sequer conhecer outros tipos de farinhas que podem ser mais nutritivas para a saúde, mantendo o sabor nas receitas.

É o caso do centeio, por exemplo, que contém mais fibras do que o trigo. Mas outro ingrediente que pode render preparações ricas em nutrientes está presente no nosso dia a dia e é a companhia perfeita do feijão: o arroz.

Preparada após a moagem do grão, a farinha de arroz é repleta de benefícios à saúde, caso usada com moderação. Que tal conhecer alguns deles? Separamos quatro abaixo, baseados em estudos científicos. Confira:

4 benefícios da farinha de arroz

Tábua de madeira com potes contendo arroz e farinha de arroz

Imagem: Shutterstock

Zinco à disposição

Um dos nutrientes mais abundantes na farinha de arroz é o zinco. Em uma porção de 100 g do alimento, é possível encontrar aproximadamente 5,17 mg do mineral, uma quantidade superior se comparada a outros tipos de farinha como a de mandioca torrada e a de trigo enriquecida com ferro.

Rica em vitaminas

Outra peculiaridade da farinha de arroz está nas vitaminas que oferece, em especial a B6 e a C. Ela possui, em uma porção de 100 g, cerca de 1,76 mg de vitamina B6 e 173 mg de vitamina C. Para efeito de comparação, a mesma quantidade de porção em uma farinha de trigo branca enriquecida com ferro e ácido fólico possui apenas traços desses nutrientes.

Melhora no sono

Uma análise feita em camundongos trouxe perspectivas positivas sobre o consumo da farinha de arroz no que diz respeito à melhora da qualidade do sono. Por mais que ainda faltem estudos feitos em humanos para comprovar essa eficácia, os pesquisadores sugerem que ocorra uma diminuição nos casos de distúrbios do sono e um prolongamento no tempo gasto dormindo, o que pode combater problemas como a insônia, por exemplo.

Não contém glúten

Outra das vantagens de se consumir receitas preparadas com esse tipo de farinha é que, diferentemente do trigo, ela não possui glúten, sendo uma opção para pacientes que possuem a doença celíaca, por exemplo.

Veja também: conheça alimentos que ajudam a acalmar o corpo

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Gabriella M. et al. High-protein rice flour in the development of gluten-free muffins. J Food Sci. 2020.

TBCA, 2020.

Pipat T. et al. Selenium, fibre, and protein enrichment of rice product: extrusion variables and product properties. Food Quality and Safety, 2019.

Satoshi K. et al. The Effect of Rice Flour for Amelioration of Sleeping in Social Isolated Mice. Scientific Research, Health, 2019.

-

Assine nossa newsletter: