fbpx


Bolo da vovó com abobrinha e beterraba. Conheça essa receita nutritiva

Postado em 13 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Preparo pode incentivar crianças a comerem mais legumes

Entre os truques para incentivar as crianças a comerem legumes no dia a dia, uma dica de ouro dos nutricionistas é variar as formas de apresentar os alimentos aos pequenos. A cenoura em rodelas não despertou interesse? Tente na próxima vez servi-la em tiras ou como purê. Medidas assim podem ser a forcinha que faltava para despertar o paladar para uma alimentação saudável, e é por isso que hoje trazemos uma deliciosa receita de bolo de abobrinha e beterraba.

Esses legumes juntos formam uma combinação excelente para a nutrição infantil. De um lado temos a abobrinha, rica em propriedades antioxidantes, capazes de combater os radicais livres no organismo. E, de outro, lá está a beterraba, uma poderosa fonte de nitratos, responsáveis por prevenir doenças e condições de saúde como a hipertensão (quadro que também pode afetar as crianças).

E sabe a melhor parte desse bolo de abobrinha e beterraba? Ele tem aquela textura fofinha, bem de bolo da vovó, sabe? A receita é das nutricionistas Fabiana Nalon de Queiroz, Glaucia R. Medeiros e Gabriela Alves Cardozo, da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), e foi publicada no livro digital Receitas práticas e saudáveis, feito pela instituição. Confira o passo a passo.

Bolo de abobrinha e beterraba

Bolo de abobrinha e beterraba em fatias

Imagem meramente ilustrativa | Freepik

Rendimento: 8 pedaços
Tempo de preparo: 60 min.

Ingredientes:

  • 3 abobrinhas cruas raladas
  • 2 beterrabas pequenas cruas e descascadas
  • 3 ovos
  • ½ xíc. (chá) de azeite de oliva ou óleo vegetal
  • ½ xíc. (chá) de açúcar
  • 8 col. (sopa) de água
  • 2 xíc. (chá) de farinha de aveia
  • 1 col. (sopa) de essência de baunilha
  • 2 col. (sopa) de cacau (opcional) 100%
  • 1 col. (café) de canela em pó
  • 1 col. (café) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

  1. Bata as abobrinhas, as beterrabas, os ovos, o azeite ou óleo, o açúcar e a água em um liquidificador até formarem uma mistura homogênea.
  2. Em uma vasilha grande, despeje o creme batido no liquidificador e misture, com a ajuda de um pão-duro, os outros ingredientes à massa.
  3. Em seguida, coloque a mistura em uma forma untada com óleo e leve ao forno preaquecido a 210 ºC (se o forno for potente, pode ser 180 ºC) por 45 minutos.

Além do bolo de abobrinha e beterraba, aqui no Nutritotal Para Todos você confere outras receitas saborosas e nutritivas para a criançada. Tem bolinho de chuva de banana, bolo cor-de-rosa com corante natural e até pizza de berinjela. A família toda vai adorar!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Receitas práticas e saudáveis. Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), 2020.

Damián M. et al. Role of Zucchini and Its Distinctive Components in the Modulation of Degenerative Processes: Genotoxicity, Anti-Genotoxicity, Cytotoxicity and Apoptotic Effects. Nutrients. 2017.

Tom C. et al. The Potential Benefits of Red Beetroot Supplementation in Health and Disease. Nutrients, 2015.

-

Assine nossa newsletter: