fbpx


Culinária italiana: você sabe quais receitas são mais nutritivas?

Postado em 18 de junho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Responda nosso teste e descubra as opções mais leves dessa rica gastronomia

Uma das culinárias mais famosas do mundo e que, certamente, você já experimentou algum prato que teve origem dela é a italiana. Com sabores que misturam a tradição mediterrânea com ingredientes naturais, não há quem resista a uma massa fresca feita na hora.

Entretanto, nem sempre dá para consumir essa comida tão saborosa, pois por trás dos aromas e gostos podem se esconder muitas calorias, frituras e açúcares. Isso vale principalmente para os pratos à base de trigo, como macarrão, pizza e lasanha, cobertos com queijo.

Pensando em manter a tradição da culinária italiana e, ao mesmo tempo, ajudar a escolher as receitas mais nutritivas na hora da refeição, montamos um quiz para você testar seus conhecimentos a respeito de quais pratos são mais ricos em nutrientes. Clique sobre a alternativa que considerar correta que a resposta aparecerá. Boa sorte!

Quais pratos da culinária italiana são mais nutritivos?

Pratos da culinária italiana, como macarrão e lasanha

Imagem: Freepik

1. Vamos começar pela entrada. Qual das opções abaixo da culinária italiana é a mais nutritiva?

Se você respondeu A, acertou. Por mais que abobrinha à milanesa, dentre essas três opções, seja a menos calórica, com 131 kcal, não podemos descartar que ela é um preparo frito e que não seria a opção mais indicada por faltar com outros nutrientes importantes para a saúde como o teor de fibras e o valor proteico. Nesse caso, mesmo com 251 kcal, a bruschetta tem o maior valor proteico dentre as possibilidades, com 2,26 g. Além disso, os ingredientes na bruschetta são ricos em outros nutrientes, como o licopeno do tomate e as vitaminas do manjericão.

2. Quando o assunto é pizza, qual das opções caseiras abaixo é a menos calórica?

Acertou quem respondeu C. A pizza Margherita, uma das mais tradicionais da Itália e feita com muçarela de búfala, tomate e manjericão, é a que tem menos calorias dentre as opções apresentadas, com 269 kcal. Depois, vem a de rúcula com tomate seco (297 kcal) e a de pepperoni (334 kcal).  Além disso, a pizza de Margherita leva somente ingredientes naturais, diferentemente da pizza de pepperoni, e possui mais que o dobro de cálcio do que a pizza de rúcula com tomate seco (161 mg contra 68,1 mg)

Confira também: 4 recheios para deixar sua pizza mais saudável

3. Que tal uma lasanha caseira? A opção mais nutritiva é a:

Ponto para quem respondeu A. A lasanha de vegetais caseira é a que tem menos calorias por porção (112 kcal ). É também a opção mais rica em fibras (1,96 g) e a com menor valor no colesterol (9,98 g).

Aprenda a preparar uma lasanha de palmito clicando aqui

4. Por fim, não poderia faltar um prato de macarrão tipicamente italiano. Qual das opções abaixo é a mais nutritiva?

A resposta certa é A. O macarrão à bolonhesa é o menos calórico dos três, pois tem 123 kcal por porção. Ele também é a opção com menos gorduras (1,94 g).

Quer conhecer o molho de tomate perfeito para o seu jantar de culinária italiana? Basta clicar aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (em porções de 100 g), 2021.

Assine nossa newsletter: