Prepare uma receita nutritiva para o seu arraial
As tradicionais festas juninas estão se aproximando, e por mais que ainda não seja possível comemorá-las da maneira convencional por conta da pandemia, é possível, pelo menos, aproveitar as receitas tradicionais da época em casa. Para fazer a festa em família (e celebrar de forma saudável e saborosa!), o Nutritotal Para Todos tem receitas imperdíveis como de canjica, paçoca e pamonha. E para completar o cardápio, hoje você aprende um delicioso doce de abóbora sem lactose. Quem ensina o passo a passo é a nutricionista Telma Domiciano. Anote aí!
Doce de abóbora sem lactose: canjiquinha
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 h
Ingredientes:
- 600 g de abóbora de leite (ou abóbora de pescoço)
- 200 ml de água (para cozinhar)
- 600 ml de leite sem lactose
- 5 col. (sopa) de açúcar light
- 1 col. (chá) de sal
- 2 col. (sopa) de amido de milho
- 1 col. (sopa) de manteiga sem lactose
- 1 caixa de leite condensado sem lactose (270 g)
- 200 ml de leite de coco
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo:
- Corte a abóbora em cubos grandes e cozinhe com a água em fogo baixo até que a fruta amoleça.
- Depois de cozida, escorra bem a água e deixe esfriar. Se preferir pode cozinhar ao vapor.
- No liquidificador, coloque a abóbora cozida, o leite, o açúcar, o sal e o amido de milho. Bata por aproximadamente 1 minuto.
- Coloque a mistura em uma panela com fogo baixo e, quando estiver engrossando, acrescente a manteiga, depois o leite condensado e, por fim, o leite de coco. Mexa bem e deixe cozinhar até borbulhar.
- Despeje a mistura em um refratário e polvilhe com a canela a gosto.
A nutritiva abóbora
Usada como ingrediente-base da receita, a abóbora é um alimento com diversas variações, cores e tamanhos. Porém, é inegável que todas podem oferecer benefícios à saúde. Dentre eles, é possível citar propriedades antidiabéticas, antioxidantes e hipotensivas. Muito se deve aos carotenoides presentes na fruta, além de vitaminas, polifenóis e flavonoides.
E além do doce de abóbora sem lactose, é possível usar o vegetal em pratos veganos. Neste post a nutricionista Iara Lewisnki ensina o preparo de um saboroso quibe de abóbora. Confira!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Telma da Rocha Domiciano é nutricionista formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP) e em Naturologia pela Estratego (PB), é também autora do livro Culinária social – 100 receitas nordestinas para hospitais, indústrias e escolas. @nutri_telmadomiciano
Simran K. et al. Functional and nutraceutical properties of pumpkin – a review. Nutrition & Food Science, 2020.