Confira dicas de como se organizar com o preparo das marmitas
Para quem trabalha fora de casa, a rotina pode muitas vezes ser bastante conturbada e tem dias que sequer sobra tempo para se planejar com o almoço. Porém, por mais difícil que possa parecer, é preciso reservar um tempo de atenção e cuidado com a alimentação, afinal, deixar esse hábito de lado pode levar a complicações de saúde. Pensando nisso, por que não levar marmitas ao trabalho?
Um estudo feito em Hong Kong avaliou, por exemplo, que trabalhadores diabéticos que costumam levar marmitas ao trabalho podem apresentar uma redução no açúcar no sangue. Segundo os cientistas, o consumo dessas refeições caseiras pode facilitar um melhor controle glicêmico no diabetes tipo 2, contanto que exista um controle dietético e adequação no ambiente de trabalho para o consumo desse tipo de comida.
Mas se você não possui o hábito de levar marmitas ao trabalho, não se preocupe! Listamos a seguir algumas dicas baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira para facilitar sua rotina e se adaptar à comida caseira:
Conteúdo
5 dicas para se organizar com o preparo de marmitas
Escolha alimentos menos processados
Por mais que pratos como pizza e hambúrguer sejam apetitosos, é preciso ter cuidado com a quantidade de ingredientes ultraprocessados, além de aditivos químicos e conservantes usados nas receitas. Por isso, a dica é optar por alimentos in natura ou minimamente processados como base da montagem de sua marmita.
Priorize produtos variados como grãos integrais, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes. Pratos como arroz com feijão, saladas e legumes grelhados são ideais para compor a lancheira.
Aplique o mindful eating
Também chamada de atenção plena, a prática de mindful eating possibilita que prestemos mais atenção no que consumimos. Para fazer esse exercício pra valer, tente criar uma rotina alimentar, ou seja, procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos. A escolha do local também importa: busque comer em ambientes limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos e gatilhos relacionados ao viés corporativo.
Coma com seus colegas de trabalho
Estudos mostram que comer sozinho pode levar a casos de depressão e ansiedade. Por isso, sempre que possível, faças as refeições em companhia, com os amigos e colegas de trabalho.
Planejar é preciso
Não deixe para preparar as marmitas em cima da hora. Pegue um dia da semana para organizar as compras de alimentos, limpar a despensa doméstica e definir com antecedência o cardápio da semana. Se precisar de ajuda, não deixe de dividir com os familiares a responsabilidade no preparo de refeições.
Esqueceu a marmita, e agora?
Não tem problema! Se não puder fazer as suas próprias refeições, busque por locais que servem refeições feitas na hora e a preço justo. Alguns restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções, assim como refeitórios que servem comida caseira no local de trabalho. Mas vale lembrar: passe longe das redes de fast-food.
Que tal conhecer mais curiosidades sobre alimentação saudável? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Heidi H. et al. Consumption of home-prepared meal at workplace as a predictor of glycated haemoglobin among people with type 2 diabetes in Hong Kong: a mixed-methods study. Nutrition & Diabetes, 2022.
Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde, 2014.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.