fbpx


O que você precisa saber sobre alimentação cetogênica

Postado em 20 de maio de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os efeitos na saúde desse famoso estilo de dieta

Em busca da perda de peso, muitas pessoas acabam optando por seguir as famosas dietas da moda. Vira e mexe um novo plano alimentar ganha os holofotes e bastante gente passa a querer saber como adotá-lo no dia a dia. Um dos últimos que tem atraído a atenção é a alimentação cetogênica. Embora seja indicada para ajudar no tratamento de algumas doenças, ela também pode ter influência no emagrecimento, o que vem despertando o interesse das pessoas.

E se você faz parte desse público que tem enxergado na alimentação cetogênica uma opção para o emagrecimento, vale, primeiro conhecer mais sobre ela. Um bom início é respondendo o teste a seguir, que preparamos com base em estudos científicos que investigaram o tema. Antes de aderir qualquer plano alimentar, informe-se bastante e consulte-se com um nutricionista, para adequá-lo à sua rotina. Assim, os resultados podem chegar mais rápido e com segurança, pode apostar!

Por ora, vamos responder ao quiz? Clique sobre a alternativa que considerar correta que a resposta aparecerá.

Teste: o que você precisa saber sobre alimentação cetogênica

Peixes, abacate, manteiga, ingredientes que fazem parte da alimentação cetogênica

Imagem: Freepik

1. A alimentação cetogênica é composta por:

Se você disse C, acertou. Em uma alimentação cetogênica, os macronutrientes são divididos em aproximadamente 55% a 60% de gordura, 30% a 35% de proteína e 5% a 10% de carboidratos. Especificamente, em uma dieta de 2.000 kcal por dia, os carboidratos chegam de 20 a 50 g por dia.

2. Esse tipo de dieta é, muitas vezes, indicado para pacientes que têm:

Quem respondeu A, acertou. A alimentação cetogênica com acompanhamento médico pode fornecer amplos benefícios para o tratamento da epilepsia com o potencial de não apenas suprimir as convulsões, mas também de modificar o curso da doença.

3. Em relação à perda de peso, a dieta cetogênica:

Ponto para quem disse B. A curto prazo, a dieta cetogênica pode ajudar a perder peso por conta da diminuição no consumo de carboidratos na alimentação, porém, assim como acontece com outras dietas restritivas, isso não se mantém no longo prazo.

4. A dieta cetogênica também pode ajudar pacientes com problemas de gordura no fígado. Essa afirmação é:

A resposta certa é A, verdade. A dieta cetogênica por seis dias pode diminuir acentuadamente o conteúdo de gordura hepática e a resistência à insulina. Saiba mais sobre essa relação aqui.

Leia também: Como a alimentação cetogênica pode ajudar asmáticos

Para saber mais

No vídeo a seguir do canal do Nutritotal Para Todos, a nutricionista Juliana Melo Gomes explica mais sobre a alimentação cetogênica:

Referências bibliográficas:

Wajeed M. et al. Ketogenic Diet. Statpearls, 2020.

Detlev B. New insights into the mechanisms of the ketogenic diet. Curr Opin Neurol., 2018.

-

Assine nossa newsletter: