Teste se sua alimentação é rica em fontes desse nutriente importante para os ossos
Você já deve ter ouvido falar que o ferro é importante para a prevenção da anemia, ou que o potássio é necessário para prevenir cãibras. Mas existe outro elemento vital para a nossa saúde e que sua relevância é pouco divulgada: afinal, para que serve o manganês?
Esse mineral é absorvido pelo intestino por meio da ingestão de alimentos, e o corpo humano tende a conter de 10 a 20 mg de manganês, sendo que a maioria dele está presente na formação óssea.
Conteúdo
Para que serve o manganês
Segundo estudos, a falta do nutriente pode causar a desmineralização dos ossos e dificultar o crescimento em crianças. Também ocasiona erupções cutâneas, despigmentação do cabelo, diminuição do colesterol sérico, alterações de humor e aumento da dor pré-menstrual entre mulheres.
E, além de prevenir esses problemas de saúde, o manganês auxilia na absorção de outros nutrientes como a vitamina E, por exemplo. Ele ainda é necessário para ajudar a regular o índice glicêmico (IG) do organismo.
Quantidade diária de manganês
Para os pequenos, a quantidade diária de consumo do elemento pode variar entre 0,6 mg nos primeiros meses de vida até 1,9 mg na adolescência. Já na fase adulta, a quantidade recomendada de manganês é de 2,3 mg para homens e 1,8 mg para mulheres (em gestante, a quantidade pode subir para 2 mg).
Mas como obter esse nutriente? Existem casos mais severos em que a suplementação pode ser recomendada por um nutricionista, porém, na grande maioria dos casos, a alimentação saudável é o suficiente para as necessidades diárias.
A seguir, preparamos um teste baseado em estudos científicos para você descobrir se o que você consome no dia a dia pode ser considerado ou não fonte de manganês. Anote qual das alternativas foi marcada mais vezes e confira o resultado no final:
Teste: você consome fontes do nutriente no seu dia a dia?
1 – Você tem o hábito de comer grãos integrais no seu dia a dia?
a) sim
b) não
2 – Quando o assunto é bebida, quais das opções estão presentes na sua alimentação?
a) chás, água e café
b) sucos e refrigerantes
3 – Você tem o hábito de comer leguminosas, como grão de bico, soja e feijão?
a) sim, costumo consumir ao longo da semana
b) não sou muito fã
4 – Na hora de temperar um prato, você prefere:
a) usar pimentas, ervas e algumas especiarias
b) sal é o suficiente, ou então prefiro nem temperar
5 – Você costuma consumir frutas diariamente?
a) sim, adoro abacaxi, maçã e outras frutas
b) raramente ou não tenho o hábito
Resultado:
Se você marcou mais vezes a alternativa A), parabéns, sua alimentação é rica em fontes de manganês. Além dos alimentos citados, ele também está presente em verduras, oleaginosas como as amêndoas e castanhas, em frutos do mar como a ostra e os mexilhões, entre outros alimentos.
Se você respondeu mais vezes a alternativa B), tente consultar seu nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar que inclua mais fontes desse nutriente na sua saúde.
Quer saber mais sobre nutrientes? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Longman L. et al. The Essential Element Manganese, Oxidative Stress, and Metabolic Diseases: Links and Interactions. Oxid Med Cell Longev, 2018.
Manganese. NIH, 2021.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.