fbpx


Você sabe para que serve o manganês?

Postado em 17 de março de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Teste se sua alimentação é rica em fontes desse nutriente importante para os ossos

Você já deve ter ouvido falar que o ferro é importante para a prevenção da anemia, ou que o potássio é necessário para prevenir cãibras. Mas existe outro elemento vital para a nossa saúde e que sua relevância é pouco divulgada: afinal, para que serve o manganês?

Esse mineral é absorvido pelo intestino por meio da ingestão de alimentos, e o corpo humano tende a conter de 10 a 20 mg de manganês, sendo que a maioria dele está presente na formação óssea.

Para que serve o manganês

Segundo estudos, a falta do nutriente pode causar a desmineralização dos ossos e dificultar o crescimento em crianças. Também ocasiona erupções cutâneas, despigmentação do cabelo, diminuição do colesterol sérico, alterações de humor e aumento da dor pré-menstrual entre mulheres.

E, além de prevenir esses problemas de saúde, o manganês auxilia na absorção de outros nutrientes como a vitamina E, por exemplo. Ele ainda é necessário para ajudar a regular o índice glicêmico (IG) do organismo.

Quantidade diária de manganês

Para os pequenos, a quantidade diária de consumo do elemento pode variar entre 0,6 mg nos primeiros meses de vida até 1,9 mg na adolescência. Já na fase adulta, a quantidade recomendada de manganês é de 2,3 mg para homens e 1,8 mg para mulheres (em gestante, a quantidade pode subir para 2 mg).

Mas como obter esse nutriente? Existem casos mais severos em que a suplementação pode ser recomendada por um nutricionista, porém, na grande maioria dos casos, a alimentação saudável é o suficiente para as necessidades diárias.

A seguir, preparamos um teste baseado em estudos científicos para você descobrir se o que você consome no dia a dia pode ser considerado ou não fonte de manganês. Anote qual das alternativas foi marcada mais vezes e confira o resultado no final:

Teste: você consome fontes do nutriente no seu dia a dia?

Alimentos ricos em manganês

Imagem: Shutterstock

1 – Você tem o hábito de comer grãos integrais no seu dia a dia?

a) sim

b) não

2 – Quando o assunto é bebida, quais das opções estão presentes na sua alimentação?

a) chás, água e café

b) sucos e refrigerantes

3 – Você tem o hábito de comer leguminosas, como grão de bico, soja e feijão?

a) sim, costumo consumir ao longo da semana

b) não sou muito fã

4 – Na hora de temperar um prato, você prefere:

a) usar pimentas, ervas e algumas especiarias

b) sal é o suficiente, ou então prefiro nem temperar

5 – Você costuma consumir frutas diariamente?

a) sim, adoro abacaxi, maçã e outras frutas

b) raramente ou não tenho o hábito

Resultado:

Se você marcou mais vezes a alternativa A), parabéns, sua alimentação é rica em fontes de manganês. Além dos alimentos citados, ele também está presente em verduras, oleaginosas como as amêndoas e castanhas, em frutos do mar como a ostra e os mexilhões, entre outros alimentos.

Se você respondeu mais vezes a alternativa B), tente consultar seu nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar que inclua mais fontes desse nutriente na sua saúde.

Quer saber mais sobre nutrientes? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Longman L. et al. The Essential Element Manganese, Oxidative Stress, and Metabolic Diseases: Links and Interactions. Oxid Med Cell Longev, 2018.

Manganese. NIH, 2021.

-

Assine nossa newsletter: