Entenda os mitos e verdades acerca da nutrição na terceira idade
Conforme os anos se passam, o corpo começa a sentir as mudanças devido ao envelhecimento. Os cabelos podem ficar grisalhos, a pele ganha as primeiras marcas de expressão, e há mudanças também em relação ao peso e à altura. Porém, será que perder peso com a idade é realmente algo comum?
Se por um lado esse processo é natural, por outro, ele pode ser decorrente do risco de desnutrição, uma questão que merece atenção entre os mais velhos. Para saber os principais cuidados acerca da nutrição na terceira idade, separamos quatro mitos e verdades a respeito do tema, baseados em estudos científicos. Confira a seguir:
Perder peso com a idade e outros mitos da nutrição dos idosos
É normal perder peso com a idade
Mito. Na maioria dos casos, a perda de peso repentina com o passar dos anos pode ser um indício de que o corpo está desnutrido. E essa falta de nutrientes estaria associada não apenas ao aumento da mortalidade e morbidade, mas também ao declínio físico, que tem amplas implicações agudas nas atividades da vida diária e na qualidade de vida em geral.
Outras possíveis causas da perda de peso com a idade podem incluir doenças como câncer, demência e doenças hepáticas. Por isso, ao perceber esse sinal, não deixe de procurar por ajuda de um nutricionista para o planejamento mais adequado da alimentação no dia a dia.
Idosos precisam de menos nutrientes do que os mais jovens
Mito. Apesar dos adultos na terceira idade precisarem de menos calorias do que os mais jovens, isso não necessariamente reflete na qualidade nutricional. Idosos podem precisar de maior quantidade de alguns nutrientes, como por exemplo cálcio, folato e vitamina B12, além de proteínas.
Sugere-se diminuir a ingestão de líquidos na terceira idade
Mito. Muitos idosos podem relutar na hora de ingerir líquidos para evitarem as idas ao banheiro, porém, foi demonstrado em estudos que diminuir a quantidade de água, chás e outras bebidas no dia a dia não necessariamente reduz a gravidade da incontinência urinária.
A indicação é beber quantidade adequada de líquido todos os dias para manter a bexiga saudável e prevenir infecções urinárias, que são comuns nessa fase da vida.
Assim como os mais jovens, os idosos devem ser preocupar com o sobrepeso e a obesidade
Verdade. A obesidade está associada ao desgaste muscular com a idade, o que os médicos chamam de sarcopenia. Ela pode afetar o estado funcional em idosos, e por isso, as deficiências de micronutrientes são mais comuns em adultos na terceira idade com sobrepeso ou obesidade do que aqueles com peso saudável.
Portanto, a recomendação é que se siga uma dieta balanceada, repleta de nutrientes e acompanhada de uma intervenção adequada de exercícios.
Quer saber mais sobre alimentação na terceira idade? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Ina B. et al. Malnutrition in Older Adults—Recent Advances and Remaining Challenges. Nutrients, 2021.
Food Nutrition in Care Homes for Older People. Wales Government, 2019.
Dorrington, N. et al. A review of nutritional requirements for adults aged ≥65 years in the UK. University of Reading, 2020.
Arne A. et al. Overfed but undernourished: recognizing nutritional inadequacies/deficiencies in patients with overweight or obesity. Int J Obes (Lond), 2018.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.