Petisco de grão-de-bico para a sua ceia de Natal

Postado em 14 de dezembro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Aprenda a fazer esse petisco que só leva 4 ingredientes!

Dietas plant-based tem se tornado cada vez mais populares e a adaptação nas mesas dos encontros de família, é uma necessidade. Se você ainda não ouviu falar do termo plant-based saiba que se refere a uma alimentação que tem como base os vegetais.

Ela não exclui necessariamente o consumo de carnes e derivados, porém, não os coloca como obrigatoriedade em um prato ou refeição. O grão-de-bico é, sem dúvidas, um representante significativo nas dietas que reduzem ou excluem o consumo de carnes.

Isso porque, essa leguminosa (grupo de alimentos que inclui feijões, lentilha e outros grãos) é uma fonte importante de proteínas, principal nutriente questionado quando alguém adere a uma dieta sem carne. O grão-de-bico é muito versátil, podendo ser utilizado para o preparo de homus (pasta de grão-de-bico), sopa, falafel (bolinho de grão-de-bico), salada, strogonoff e PETISCO!

Então, que tal aprender um petisco de grão-de-bico para surpreender sua família e amigos com uma receita deliciosa para a ceia de Natal?

Petisco de grão-de-bico

Petisco de grão-de-bico para a sua ceia de Natal | Imagem: shutterstock

Petisco de grão-de-bico para a sua ceia de Natal | Imagem: shutterstock

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 1h15 min

Ingredientes

  • 2 xícaras de grão-de-bico cru
  • 1 colher de sopa de azeite
  • ¼ colher de chá de páprica picante
  • Sal a gosto

Modo de fazer

  1. 12 horas antes de iniciar o preparo, coloque o grão-de-bico em um recipiente com tampa e cubra com 3 dedos de água acima do grão. Esse processo é conhecido como remolho e permite, não somente o cozimento mais rápido das leguminosas, como também a eliminação de fatores antinutricionais, como o fitato, que é uma substância que interfere na absorção e utilzação de outros nutrientes pelo nosso corpo.
  2. Após o período de remolho, descarte a água e lave o grão.
  3. Coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, coloque água e leve para cozinhar por 20 minutos após a panela pegar pressão.
  4. Escorra a água e espere esfriar.
  5. Pré-aqueça o forno a 200°C.
    Dica: o mesmo preparo pode ser feito na airfryer.
  6. Coloque o grão-de-bico, o azeite, a páprica, o sal e outros temperos secos de sua preferência em um recipiente e misture.
  7. Transfira para uma assadeira anti-aderente ou coberta com papel manteiga ou para a airfryer.
  8. Espalhe o grão-de-bico e leve para assar até dourar, cerca de 30 minutos. Não se esqueça de mexer de 10 em 10 minutos para os grãos assarem igualmente.
  9. Retire do forno ou airfryer e sirva após esfriar

O petisco além de enfeitar a sua mesa de Natal e segurar a fome das famílias que têm o costume de jantar somente após 00h, também é uma ótima opção para outros eventos, para a lancheira das crianças e para comer nos jogos da copa.

E não é só de proteínas que vive o grão-de-bico, ele também é um alimento fonte de fibras, cálcio, potássio, selênio, vitamina A e vitamina B6, ou seja, uma opção saborosa e nutritiva.

Você também pode gostar dessas outras receitas de petisco:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Boukid, F. (2021), Chickpea (Cicer arietinum L.) protein as a prospective plant-based ingredient: a review. Int. J. Food Sci. Technol., 56: 5435-5444. https://doi.org/10.1111/ijfs.15046

Bulti Merga & Jema Haji | Fatih Yildiz (Reviewing editor) (2019) Economic importance of chickpea: Production, value, and world trade, Cogent Food & Agriculture, 5:1, DOI: 10.1080/23311932.2019.1615718

Junyu Wang, Yonghui Li, Ang Li, Rui Hai Liu, Xin Gao, Dan Li, Xiaohong Kou, Zhaohui Xue, Nutritional constituent and health benefits of chickpea (Cicer arietinum L.): A review, Food Research International, Volume 150, Part A, 2021, 110790, ISSN 0963-9969, https://doi.org/10.1016/j.foodres.2021.110790.

Universidade de São Paulo. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, TBCA.

Assine nossa newsletter: