Você costuma ir ao nutricionista periodicamente? Muita gente acaba associando a consulta com esse profissional apenas para quem busca perda de peso, mas essa não é bem a realidade.
Afinal de contas, o nutricionista é responsável por não só auxiliar na questão dos hábitos alimentares como também pode ajudar a detectar doenças, prevenir comorbidades e melhorar a higiene do sono e a performance atlética.
Listamos a seguir sete motivos para entender por que você deveria ir ao nutricionista com mais frequência:
Conteúdo
7 motivos para ir ao nutricionista
Mudança nos hábitos alimentares
Talvez o item mais associado aos nutricionistas seja a melhora na qualidade da alimentação. O profissional é capaz de montar um plano de dieta individual para o paciente se adequar à uma nova rotina de hábitos saudáveis.
Uma boa nutrição, baseada no equilíbrio dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), além da inclusão de fontes de fibras e uma boa hidratação, é necessária para o bom funcionamento do organismo humano. Nesse contexto, o profissional saberá separar as necessidades de cada paciente ao longo das refeições diárias.
Além disso, ele acompanhará os valores do Índice de Massa Corporal (IMC) e do peso, para prevenir comorbidades como a obesidade, que pode levar a outros problemas de saúde, incluindo diabetes e doenças do coração.
Um corpo bem nutrido também pode resultar em um envelhecimento mais saudável, além de fortalecer a imunidade contra doenças infecciosas, melhorar a aparência de cabelos, unhas e pele, fazer com que o intestino funcione em perfeitas condições, entre outros.
Boas noites de sono
O nutricionista também irá fazer com que as suas noites de sono estejam reguladas. Isso porque ele saberá orientar quais nutrientes são capazes de facilitar a hora de dormir, quais horários são mais indicados para fazer as refeições e não atrapalhar na higiene do sono e, por fim, como manter a rotina noturna leve e sem interrupções devido à fome.
Leia também: os alimentos que ajudam a ter uma boa noite de sono
Melhora no desempenho físico
Para um melhor condicionamento físico e mais energia na hora de treinar, o nutricionista também é importante. Ele saberá indicar o que é melhor comer no pré-treino e ainda após o exercício. Como cada atividade física requer fontes específicas de proteínas e outros nutrientes, o profissional irá saber como orientar nessa questão durante a montagem do plano alimentar individual.
Prevenção de doenças
Por fim, mas não menos importante, o nutricionista pode pedir uma série de exames de acordo com as necessidades de cada paciente. Esses testes podem incluir os cardiovasculares, como o de colesterol e o de triglicerídeos; os endócrinos como os de glicemia e de hemoglobina glicada; os renais, como de ureia e sódio; os de anemia, como o de ferro e ferritina; entre outros.
Pelos resultados, será possível detectar possíveis condições como colesterol alto, alterações na tireoide, diabetes mellitus, anemia, e assim por diante. E a partir disso, o profissional consegue sugerir uma alimentação mais adequada em cada caso.
Acompanhamento nos transtornos alimentares
Algumas condições como bulimia, anorexia e compulsão alimentar são problemas graves de saúde quando não tratados com um auxílio nutricional. Por isso, é importante realizar consultas periódicas para identificar e tratar corretamente esses eventuais transtornos, que impactam não só na perda de peso, mas também na saúde mental e no ciclo social dos pacientes.
Consciência alimentar
As mudanças alimentares apoiadas pelo acompanhamento de um nutricionista beneficiam não somente o seu corpo como também o meio ambiente. As trocas propostas pelo profissional podem te ajudar a contribuir com a redução de impactos no planeta e garantir saúde e bem estar para si mesmo e para as demais gerações.
Mudança para vegetarianos e veganos
Se você está pensando em diminuir o consumo de carne nas suas refeições, ou até mesmo aderir para valer um estilo de vida completamente vegetariano ou vegano, um nutricionista pode auxiliar nessa transição, desde a montagem do cardápio até na hora de verificar as vitaminas e minerais que precisam fazer parte do cardápio após essa mudança.
Que tal conhecer mais curiosidades sobre o trabalho dos nutricionistas? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Philip G. et al. Dietary Adherence in a Clinical Trial of a Nutritional and Behavioral Intervention. JAMA, 2019.
Conselho Federal de Nutricionistas. Acesso em ago. 2022.
Nutritotal PRO. Acesso em ago. 2022.
Hannah B. et al. Effects of Diet on Sleep: A Narrative Review. Nutrients, 2020.
Nutrition and Athletic Performance. Academy Of Nutrition And Dietetics Dietitians Of Canada, 2019.