Utensílios para introdução alimentar: como escolher?

Postado em 21 de junho de 2023 | Autor: Redação Nutritotal

Dos pratos aos talheres, veja o que priorizar antes de comprar

Nos seis primeiros meses de vida do bebê, a alimentação dele é exclusivamente feita pelo aleitamento materno ou com uso de fórmulas indicadas pelo pediatra. Mas depois desse período, os pais podem começar a fazer a introdução alimentar.

E para tornar esse processo de transição mais fácil no dia a dia, alguns utensílios para introdução alimentar podem ser bastante úteis. Dos pratos aos copos, passando pelos talheres e babadores, eu selecionei tudo o que você precisa saber a respeito do kit refeição para o seu bebê. Confira a seguir:

Utensílios para introdução alimentar: o que preciso considerar para escolher?

Quando se pensa em utensílios para introdução alimentar, eles podem parecer simples à primeira vista, mas existem detalhes que fazem toda a diferença na rotina de adaptação dos pequenos.

utensílios para introdução alimentar

Foto: shutterstock.com

É claro que tudo depende do perfil da mãe também: existem as mais detalhistas, que querem o kit completo e as práticas, que buscam apenas o necessário. Mas em ambos os casos, acho importante destacar que não é necessário nenhum utensílio mega sofisticado ou caro para facilitar o desmame.

O que é importante considerar na hora da escolha do kit é optar por itens que conseguem dar mais independência e autonomia para o bebê fazer o desmame por conta própria e passe a comer mais os alimentos sólidos, mesmo que aos poucos.

Vale a pena observar o tamanho desses componentes, se estão alinhados com a idade e estatura da criança também, além do material que eles foram fabricados, se são fáceis de higienizar, se sujam o bebê, se machucam ele ou se são seguros para o uso nessa idade, entre outros fatores.

Quais utensílios comprar para introdução alimentar?

A lista de utensílios para introdução alimentar pode ser simplificada e atender às suas necessidades sem parecer impossível de ser feita. Veja aqui o que vale a pena procurar:

Babadores

Vamos começar por um item que muitas mães consideram opcional, mas que pode ser bastante usado no dia a dia dos pequenos: os babadores. Especialmente no começo da transição do desmame para a introdução dos alimentos sólidos, os bebês podem ficar confusos e acabar fazendo bastante sujeira.

Há mães que relatam até mesmo ter que trocar não só as roupas, mas também as fraldas para poder limpar tudo que o filho sujou nessa etapa da introdução alimentar. Então, uma forma de evitar que essa bagunça aconteça é por meio do uso de babadores. Vale a pena procurar por opções feitas em tecido mesmo ou de silicone.

Os de silicone são mais fáceis de limpar e são tranquilamente adaptáveis ao corpo do bebê. Mas, por outro lado, eles podem ser mais pesados, então sempre consulte antes se o seu filho está confortável usando o babador escolhido. Já o de tecido, uma observação interessante é consultar se ele é à prova d’água, pois isso facilita a higienização e proteção.

Pratos

Agora que o bebê está começando a comer alimentos mais sólidos, um dos utensílios mais importantes é um prato que permita que ele apoie a comida sem se machucar. Pode ser também uma tigela ou pote, mas independentemente da escolha, é preciso levar alguns pontos em consideração.

A começar pelo material. Se for escolher um prato feito de plástico, observe se ele é livre de BPA.

Atente-se também se o prato ou tigela pode ser grudado no cadeirão, ou em superfícies lisas, para evitar que o bebê jogue a comida no chão de uma vez só. Assim como nos babadores, pratos feitos de silicone podem ser uma ótima indicação, uma vez que são mais aderentes a essas superfícies e dificultam que o pequeno o jogue no chão. Fora que, para higienizá-los, é bem fácil.

Por fim, vale a pena investir em pratos ou tigelas que contenham desenhos ou algo que incentive as crianças a se interessarem pela comida. Pesquisas científicas comprovam que utensílios com imagens grafadas ou impressas com frutas e vegetais, por exemplo, podem estar relacionados a um maior consumo de alimentos saudáveis entre as crianças.

Talheres

Assim como os pratos, os talheres são utensílios para introdução alimentar fundamentais, e precisam de atenção quanto ao material e segurança. Evite novamente opções que contenham BPA ou oligômeros, que possam fazer mal à saúde da criança.

Priorize colheres que sejam fáceis de escavar a comida e de pegar com a mão para os bebês. Algumas opções no mercado possuem formato propício, com a extremidade mais macia e as bordas flexíveis, permitindo que os pequenos pratiquem a mastigação, sem se ferirem.

Copos e garrafas

Outro utensílio importante é o copo ou garrafinha em que o bebê passará a tomar água, sucos e outras bebidas além do leite materno no dia a dia. O que os pais precisam observar nesses casos é como o copo permite o fluxo do líquido e se consegue interrompê-lo quando é arremessado ou colocado numa posição fora do ângulo da boca do bebê.

Existem modelos com alças, que permitem que a criança o segure mais facilmente, especialmente no começo da introdução alimentar. E outro detalhe fundamental: evite copos com canudinhos! Priorize modelos com bico maleável, que permitem uma maior deglutição e evitam a possibilidade de engasgos.

Lancheiras

Esse item é opcional, e serve para quando a criança for visitar a casa de um amigo ou parente e você precise levar os outros utensílios. Antes de comprá-la, cheque quais itens você pretende colocar dentro. Verifique se o modelo é impermeável e à prova d ‘água em caso de vazamentos.

Um alerta feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA é que muitas embalagens e potes usados para armazenar alimentos na cozinha podem conter componentes tóxicos provenientes de plástico, como o BPA e os ftalatos. Verifique se a lancheira do seu filho está livre desses elementos antes da compra final.

Cadeirões

Por último, mas não menos importante, um utensílio para introdução alimentar que pode fazer parte da rotina das refeições infantis é o cadeirão. Encontrar uma cadeira que consiga unir ergonomia com conforto pode ser uma ajuda e tanto para o desmame do bebê.

Escolha um modelo que seja fácil de limpar, que mantenha o bebê firme e seguro, que possua ajustes para adequar a postura e os pés da criança que seja resistente a pancadas e pontapés.

Uma introdução alimentar saudável pode fazer muita diferença nos hábitos alimentares ao longo da vida, então, desfrute desse momento e dos conhecimentos que trouxemos para que seja uma fase leve e gostosa para você e seu bebê.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de alimentação infantil!

 

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Tags: introdução alimentar, amamentação, bebê, utensílios, alimentação infantil

Referências

Emily M. et al. Association of Plate Design With Consumption of Fruits and Vegetables Among Preschool Children. JAMA Pediatrics, 2018.

Polyamide Kitchen Utensils: Keep contact with hot food as brief as possible. BRF, 2019.

Phthalates Factsheet. CDC, 2017.

MOM APPROVED Baby Led Weaning Essentials – 2022 Gear Guide. Dietitian Meets Mom, 2022.

Parceiro:

De mãe em mãe

Assine nossa newsletter: