Como turbinar suas receitas com levedura nutricional

Postado em 28 de janeiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça o ingrediente rico em proteínas para os vegetarianos

Imagine uma fonte rica em proteínas e vitaminas diárias que pode ser incluída na alimentação vegetariana. Pois acredite, ela existe: a levedura nutricional tem ganhado destaque como uma alternativa a suplementos nutricionais tradicionais.

As leveduras são tipos de fungos que ajudam na fermentação de alimentos e bebidas, como pães, vinhos e cervejas, mas que no caso da versão nutricional, pode ser usada como acompanhamento de pratos como arroz, feijão e massas.

Um estudo da Universidade de Brasília analisou a fundo as propriedades desse alimento, e apontou que a levedura nutricional possui alta concentração de proteínas, aminoácidos, vitaminas do complexo B e pode ser consumida sem restrições por vegetarianos e intolerantes à lactose.

Levedura nutricional em colher

A levedura nutricional pode turbinar pratos vegetarianos| Imagem: Shutterstock

Experimente usar a levedura nutricional

Segundo a nutricionista Iara Waitzberg Lewinski, uma sugestão de prato com levedura nutricional é o macarrão com molho de lentilha. “Além de fácil, ela fica ainda mais prática se você já tiver molho de tomate (caseiro) pronto congelado”, destaca.

Veja a seguir o passo a passo:

Macarrão com molho de lentilha

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:
1 xíc. (chá) de lentilhas vermelhas
2 xíc. (chá) de macarrão (da sua preferência)
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite de oliva a gosto
1 lata de tomates pelados ou 4 tomates
Sal e pimenta a gosto
1 col. (chá) de açúcar
1 col. (sopa) de levedura nutricional

Modo de preparo:

  1. Deixe as lentilhas de molho por oito horas, cobertas com água.
  2. Cozinhe o macarrão de sua preferência até que fique al dente.
  3. Para o molho, comece cozinhando as lentilhas. Coloque-as em uma panela e cubra com água. Deixe cozinhar por aproximadamente 8 a 10 minutos, ou até que fiquem cozidas, e escorra a água.
  4. Depois, basta juntar as lentilhas cozidas ao molho de tomate. Minha receita de molho de tomate é simples: refogue um pouco de cebola e alho no azeite e depois junte 1 lata de tomates pelados ou 4 tomates italianos sem pele e sem sementes. Refogue tudo por alguns minutos e esmague os tomates com o auxílio de um esmagador de batatas. Finalize com sal, pimenta e uma pitada de açúcar.
  5. A levedura nutricional entra na hora de servir. Ela pode muito bem substituir o queijo ralado.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Iara Waitzberg Lewinski é nutricionista do comitê científico Nutritotal, coordenadora do consultório de nutrição do Ganep Nutrição Humana. Formada pela Universidade São Camilo – São Paulo. Especializações em Fisiologia do Exercício – Unifesp, Nutrição Esportiva – Ganep, Nutrição da Criança e do Adolescente – IcR – HCFMUSP e Metabologia e Avaliação de Exames Laboratoriais – Dr. Eric Slywitch.

Evangelista N. et al. Prospecção Tecnológica e Patentes de Leveduras Nutricionais. Universidade de Brasília, 2018.

Leia também



Assine nossa newsletter: