fbpx


Receita contra cólicas menstruais: suco de laranja com funcho

Postado em 7 de dezembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Preparo pode ajudar a aliviar as dores primárias

Tem dias em que as cólicas menstruais parecem não ter fim! Seja antes ou durante o ciclo, essas dores podem surgir de forma intensa, atrapalhando o dia de qualquer uma. Mas afinal, existe uma receita contra cólicas que seja realmente eficaz?

E a resposta pode estar na horta de sua casa ou na feira mais próxima do seu bairro. Isso porque existe uma erva bastante conhecida pelo seu potencial fitoterápico no combate das cólicas: o funcho, uma planta parecida com a erva-doce em relação ao sabor e aparência.

Existem estudos científicos que comprovam os efeitos dele na melhora dos sintomas iniciais da dismenorreia (nome dado pelos médicos para a cólica menstrual). Isso se deve à sua ação capaz de diminuir os níveis de substâncias semelhantes aos hormônios no sangue.

Que tal aprender a fazer um preparo que leva funcho para aliviar as dores? O passo a passo é ensinado pelas nutricionistas Jacira dos Santos e Nóris Borba dos Reis, da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). A receita foi publicada no livro digital Receitas práticas e saudáveis, feito pela instituição. Confira a seguir:

Receita contra cólicas: suco de laranja, funcho e hortelã

Suco de laranja com funcho

Imagem meramente ilustrativa | Shutterstock

Tempo de preparo: 10 min.

Rendimento: 1 copo

Ingredientes:

  • 3 laranjas sem sementes (1 com casca e 2 sem cascas)
  • 1 punhado de funcho
  • 3 galhos de hortelã
  • 1 litro de água
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até formarem uma mistura homogênea.
  2. Em seguida, com o auxílio de uma peneira, coe o suco antes de despejá-lo no copo.
  3. Acrescente pedras de gelo e aproveite!

Nutriente aliado

Além do funcho, outros alimentos podem ser aliados nos cuidados preventivos para a saúde feminina. É importante, por exemplo, priorizar preparos que sejam fontes de magnésio, um nutriente encontrado em nozes, abacate e leguminosas e que ajuda o organismo a combater doenças durante a menopausa e a gravidez.

Outro alimento indicado para a prevenção de doenças entre as mulheres é o café. Há estudos, inclusive, que sugerem que a bebida seja capaz de prevenir câncer de mama após a menopausa.

Quer saber mais a respeito de alimentação e saúde da mulher? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Receitas práticas e saudáveis. Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), 2020.

Hye W. et al. Fennel for Reducing Pain in Primary Dysmenorrhea: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Nutrients, 2020.

-

Assine nossa newsletter: