Envolver as crianças no preparo de alimentos não só ensina sobre alimentação saudável, mas também fortalece vínculos familiares.
Com o fim das férias chegando, é hora de iniciar o planejamento da lancheira das crianças. E, que tal incluí-las nesse momento? Uma das nossas sugestões para colocar os pequenos na cozinha é preparar uma torta saudável para o lanche da escola.
Pesquisas revelam que receber ajuda dos filhos na preparação dos alimentos diminui os desafios de praticar uma alimentação saudável na família, promovendo bons hábitos para todas as idades.
Quer aprender a fazer a torta saudável para o lanche da escola? O preparo foi elaborado pela nutricionista Natalia Lopes que também usa dessa estratégia de colocar os filhos para ajudar na cozinha para ensinar e divertir as crianças.
Confira o que você vai precisar:
Conteúdo
Torta saudável para o lanche da escola
Dificuldade: fácil
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes
Massa
- 1 e 1/2 xíc. (chá) de leite
- 1 xíc. (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xíc. (chá) de óleo
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 col. (sopa) de fermento em pó
Recheio
- 1 col. (sobremesa) de azeite
- 1 cebola pequena ralada
- 1 dente de alho amassado
- 1 cenoura ralada
- 1 abobrinha pequena ralada
- Salsinha e cebolinha a gosto picados
- Sal a gosto
- 1 xíc. (chá) de tomate cereja cortado ao meio
Modo de preparo
- Comece o preparo da torta pelo recheio. Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a cenoura e a abobrinha. Mexa bem. Tempere com a salsinha, cebolinha e sal a gosto. Com o fogo desligado, misture metade dos tomates. Reserve.
- Inicie o preparo da massa. Bata no liquidificador o leite, a farinha, o óleo, os ovos e uma pitada de sal. Quando a massa já estiver incorporada, acrescente o fermento e bata mais um pouco.
- Para a montagem, despeje metade da massa em forma untada, coloque o recheio, cubra com o restante da massa. Se preferir, polvilhe com queijo ralado. Decore com os tomates que restaram do recheio.
- Asse em forno médio pré-aquecido a 180 °C, por 30 minutos ou até que a torta fique dourada.
Dica #1: Varie o recheio, acrescentando frango desfiado, atum ou outros legumes. Para melhorar a aceitação das crianças, o melhor é utilizar legumes sempre bem picados ou ralados.
Dica #2: Você pode usar forminhas de cupcake se a intenção for preparar a torta para as crianças levarem no lanche da escola. Essa é também uma boa opção para servir em festa infantil.
Criança participativa é mais entendida!
A inclusão das crianças no planejamento e preparo de refeições promove habilidades importantes ao desenvolvimento da criança e ainda tira a sobrecarga dos pais em relação à alimentação. É uma excelente maneira de ensinar sobre a importância da alimentação saudável, além de ser uma oportunidade para passar tempo de qualidade em família.
Atividades assim ajudam a promover a autonomia e aumentam a disposição das crianças em experimentar novos alimentos. É um investimento de tempo e aprendizado que terá benefícios que se estenderão por toda a vida, contribuindo para a formação de adultos conscientes, habilidosos e saudáveis.
Quer mais receitas para praticar com a criançada? Confira essas aqui:
Referência
Amar Laila, Ana Carolina Leme, Sophia Hou, David W.L. Ma, Jess Haines,
Perceived challenges and strategies to achieve Canada’s Food Guide recommendation to “Cook more often”: Findings from parents of young children, Appetite, Volume 182, 2023, 106413, ISSN 0195-6663, https://doi.org/10.1016/j.appet.2022.106413.
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.