Receita de torta saudável para o lanche da escola (e dicas de preparo!)

Postado em 16 de abril de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Estudo mostra que as crianças, ao participarem da montagem do lanche, são mais incentivadas a comer alimentos saudáveis

As cantinas escolares são uma perigosa tentação para os pequenos. Coxinhas e pães de queijo, salgadinhos diversificados, refrigerantes e balas são apenas alguns dos exemplos de alimentos ruins para a saúde das crianças e que acabam sendo comprados pelo impulso ou negligência dos pais na hora de preparar o lanche da escola.

E essa atitude pode ficar mais cara no futuro! Por isso, que tal dar uma chance ao lanche da escola caseiro? Além de mais nutritivo e com maior variedade de alimentos saudáveis, como frutas picadas e sucos naturais, esse ato pode ser uma forma de aproximar ainda mais pais e filhos.

Um estudo da Universidade de Illinois (EUA) publicado na revista Appetite confirmou que a medida que o conhecimento nutricional das crianças aumenta e elas participam da decisão sobre o que levar de alimentos para a escola auxiliando no preparo da lancheira, é mais provável que os lanches incluam frutas e vegetais.

Segundo o levantamento, fazer a criança ajudar a decidir o que ela vai comer, ao oferecer opções como uma cenoura ralada ou um patê de atum, incentiva que os pequenos fiquem contentes com seu próprio lanche da escola!

Seja o exemplo

Outro fator que chamou atenção no estudo foi o exemplo nutricional dos pais, como o fato de saberem quais alimentos são saudáveis e indicá-los aos filhos, comendo junto a eles. As crianças cujos pais tinham uma maior consciência das orientações nutricionais tendiam a trazer mais frutas e porções de vegetais, de acordo com a pesquisa.

E você também pode fazer isso em casa. Se está sem ideia para uma receita diferente, mas que agrade as crianças e, ao mesmo tempo, faça elas participarem do preparo, experimente esta torta colorida que a nutricionista Natália Lopes ensina a seguir.

Torta de tomates

É possível fazer um lanche escolar saudável | Imagem: Shutterstock

Torta colorida para o lanche da escola

Dificuldade: fácil
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes
Massa
1 e 1/2 xíc. (chá) de leite
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/2 xíc. (chá) de óleo
2 ovos
1 pitada de sal
1 col. (sopa) de fermento em pó

 

Recheio
1 col. (sobremesa) de azeite
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
1 cenoura ralada
1 abobrinha pequena ralada
Salsinha e cebolinha a gosto picados
Sal a gosto
1 xíc. (chá) de tomate cereja cortado ao meio

Modo de preparo

  1. Comece o preparo da torta pelo recheio. Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a cenoura e a abobrinha. Mexa bem. Tempere com a salsinha, cebolinha e sal a gosto. Com o fogo desligado, misture metade dos tomates. Reserve.
  2. Inicie o preparo da massa. Bata no liquidificador o leite, a farinha, o óleo, os ovos e uma pitada de sal. Quando a massa já estiver incorporada, acrescente o fermento e bata mais um pouco.
  3. Para a montagem, despeje metade da massa em forma untada, coloque o recheio, cubra com o restante da massa. Se preferir, polvilhe com queijo ralado. Decore com os tomates que restaram do recheio.
  4. Asse em forno médio pré-aquecido a 180 °C, por 30 minutos ou até que a torta fique dourada.

Dica #1: Varie o recheio, acrescentando frango desfiado, atum ou outros legumes. Para melhorar a aceitação das crianças, o melhor é utilizar legumes sempre bem picados ou ralados.

Dica #2: Você pode usar forminhas de cupcake se a intenção for preparar a torta para as crianças levarem no lanche da escola. Essa é também é uma boa opção para servir em festa infantil.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Consultoria e receita da nutricionista Natália Lopes.

Sutter C. et. Parental and family predictors of fruits and vegetables in elementary school children’s home-packed lunches across a school week. Appetite Magazine, Illinois University, 2019.