O nutriente é responsável por reforçar a imunidade do corpo contra vírus e bactérias
Em comerciais na televisão ou mesmo em rótulos de produtos, você já deve ter visto a seguinte informação como destaque: “alimento rico em zinco”. Mas já parou para pensar em qual é a função desse nutriente na nossa saúde?
Responsável por reforçar a imunidade do corpo contra vírus e bactérias, o zinco tem recebido ainda mais atenção nos últimos meses em meio à pandemia do novo coronavírus. Mas vale saber que o nutriente também atua no funcionamento de alguns hormônios e, segundo um estudo publicado no periódico Diabetology & Metabolic Syndrome, uma suplementação de zinco aliada a uma dieta calórica restrita pode ter efeitos favoráveis na redução de medidas, marcadores inflamatórios, resistência à insulina e apetite em indivíduos obesos, podendo desempenhar um papel eficaz no tratamento da obesidade.
Conteúdo
E quais alimentos contêm zinco?
Para descobrir quais são as principais fontes de zinco na alimentação, fizemos um teste. Leia as perguntas a seguir e, para cada uma delas, responda se o alimento em questão é mais rico no nutriente ou em vitamina D. Vamos começar?
1. Leite integral é mais rico em:
2. Caranguejo cozido sem óleo e sem sal é mais rico em:
3. Grão-de-bico cozido é mais rico em:
4. A sardinha assada é mais rica em:
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Hoda K. et al. Zinc supplementation improves body weight management, inflammatory biomarkers and insulin resistance in individuals with obesity: a randomized, placebo-controlled, double-blind trial. Diabetology & Metabolic Syndrome, 2019.