fbpx


Você sabe quais alimentos aumentam a imunidade?

Postado em 22 de outubro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Confira como a alimentação pode ajudar seu corpo a fortalecer as defesas naturais

O sistema imunológico é vital para nos proteger de vírus, bactérias, doenças e infecções. Por isso, mantê-lo forte e saudável é uma necessidade constante, em especial neste momento de pandemia de covid-19. E para reforçar essa defesa natural do corpo humano, a porta de entrada está na nossa boca: por meio de uma alimentação equilibrada. Mas você sabe quais alimentos aumentam a imunidade?

A ciência vem buscando essas respostas. Um estudo publicado no periódico Frontiers In, por exemplo, aponta que, para ajudar na imunidade, alguns alimentos se destacam. Isso porque eles fornecem nutrientes essenciais para nosso organismo, podendo ser considerados alimentos inteiros, fortificados, enriquecidos ou aprimorados. Fazem parte desse grupo, por exemplo, frutas vermelhas, laticínios, alimentos fermentados, chá verde, alho, frutas cítricas e ervas.

Mas uma dieta benéfica às defesas do corpo não para por aí. Para saber mais sobre quais alimentos podem fortalecer nosso sistema imunológico, faça nosso teste a seguir, baseado em um estudo de revisão publicado pelo Food Science & Nutrition:

Teste: você sabe quais alimentos aumentam a imunidade?

Selecione uma alternativa para cada uma das perguntas abaixo para conferir a resposta correta.

Mesa com diversos alimentos como leite, laranja, ovo, abacate, tomates-cereja e grãos

Alimentos que contribuem com a imunidade protegem o organismo de doenças | Imagem: Freepik

1. A vitamina C é importante para a imunidade. Entre os alimentos ricos nesse nutriente estão:



Se você respondeu a alternativa A, acertou. Essas frutas são ricas em vitamina C e devem ser incluídas na dieta alimentar. Além disso, kiwi, acerola e alguns vegetais como berinjela, pimentão, beterraba, espinafre e couve-flor também são ricos em vitamina C e bons para a imunidade.

Assista também: 5 dicas para turbinar a imunidade

2. Além da vitamina C, outra vitamina também é aliada do sistema imunológico e pode ser encontrada em peixes e no leite. Trata-se da:



Ponto para quem respondeu alternativa C, vitamina D. Esse nutriente é capaz de reduzir o perigo de infecção viral e de mortalidade. Além disso, a vitamina D também ajuda na melhora da imunidade celular e nos mecanismos de defesa.

3. Outro nutriente que contribui com a imunidade é o zinco. São fontes abundantes desse nutriente:



A resposta certa é a B. A carne bovina e os mariscos fazem parte dos alimentos ricos em zinco, nutriente que pode auxiliar na regulação das respostas imunes do organismo. O mineral ainda desempenha um papel importante na sinalização celular e na produção de células imunes.

4. Alimentos como chocolate amargo, feijão preto, abacate e grãos inteiros são ricos em outro mineral importante para o sistema imunológico. Estamos falando do:



Acertou quem respondeu A, magnésio. O magnésio é um mineral vital para o sistema imunológico, sendo importante para fortalecer as células e os linfócitos. É também uma fonte importante de energia para nossas células e pode ajudar a hemoglobina no sangue.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Nutraceuticals, Functional Foods, and Dietary supplements as a Natural Immune Booster: Exploring Potential Cellular and Molecular Mechanisms. Frontiers In, 2019.

Muhammad S. et al. Coronavirus disease (COVID‐19) and immunity booster green foods: A mini review. Food Science & Nutrition, 2020.

Assine nossa newsletter: