fbpx

Você sabe quais são os alimentos mais ricos em sódio?

Postado em 16 de julho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Faça nosso teste e descubra quais são eles

O sódio é um nutriente importante para as funções celulares, pois é ele quem ajuda a manter o equilíbrio hídrico no organismo. Mas seu excesso pode estar relacionado a fatores como a hipertensão arterial e o risco de doenças cardiovasculares, segundo um estudo do Journal of the American College of Cardiology.

Para controlar a quantidade de sódio que você consome diariamente, é importante se atentar à leitura de rótulos e embalagens, que irão indicar a quantidade do nutriente em cada alimento para os valores diários.

Quer saber quais são os alimentos mais ricos em sódio e que devem ser consumidos com moderação ou até mesmo evitados na sua dieta? Faça nosso teste e descubra:

Teste: quais são os alimentos mais ricos em sódio?

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir.

Mesa com alimentos ricos em sódio, como azeitonas, queijos, salgadinhos e peixes em conserva. Crédito da imagem: azerbaijan_stockers/Freepik.

Alimentos industrializados, embutidos e em conserva estão entre os mais ricos em sódio | Imagem: Freepik

1. Qual destes alimentos embutidos é o mais rico em sódio?




Dentre as alternativas, a campeã de sódio é a A, o salame. Esse embutido, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), contém aproximadamente 1.574 mg de sódio em uma porção de 100 g. Logo atrás, com a mesma quantidade nas porções, vêm a linguiça de porco frita (1.432 mg), a linguiça de frango frita (1.374 mg) e a mortadela (1.212 mg). Vale ressaltar que todos eles são ricos em sódio, e por isso, devem ser consumidos com moderação.

2. Qual destes tipos de queijo é o que mais contém sódio?




Se você respondeu D, parmesão, acertou. Esse queijo, em 100 g, contém aproximadamente 1.844 mg de sódio de acordo com a TACO. Na sequência, vem o queijo pasteurizado com 780 mg, a muçarela com 581 mg e o queijo prato com 580 mg.

3. Dentre os pães, qual deles é o mais rico em sódio?




A alternativa certa é a C, o pão de queijo assado. Esse alimento, segundo a TACO, tem aproximadamente 773 mg de sódio em uma porção de 100 g. O pão de soja vem logo em seguida, com 663 mg. Depois vem o pão francês, com 648 mg e o de aveia em forma, com 606 mg.

4. No caso das conservas, qual destes alimentos é o campeão em sódio?




O campeão de sódio dentre as conservas é o tremoço, alternativa A. Esse tradicional petisco tem aproximadamente 1.809 mg de sódio em 100 g. As azeitonas pretas e verdes ficam em segundo e terceiro lugar, com 1.567 mg e 1.347 mg respectivamente. Por fim, a sardinha em óleo tem aproximadamente 666 mg de sódio em 100 g.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

William F. et al. Dietary Sodium and Health: More Than Just Blood Pressure. Journal of the American College of Cardiology, 2015.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), ed. 4, 2011.

Leia também



Assine nossa newsletter: