Mitos e verdades sobre alimentação: teste seus conhecimentos

Postado em 27 de março de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Não caia em fake news! Responda nosso quiz e veja o que você sabe sobre os alimentos

Você já ouviu em algum momento da sua vida que deveria evitar misturar leite com manga ou então que rodelas de limão no copo poderiam ser ruins à saúde por conta de bactérias? São diversos os mitos e verdades sobre alimentação que se espalham por aí e, apesar de boa parte desses dizeres serem antigos, muitos ainda são difundidos atualmente, mesmo em meio a tanto avanço da ciência e tecnologia.

Fizemos um teste a seguir com algumas dessas frases, será que você consegue adivinhar quais delas são verdadeiras?

Teste: mitos e verdades sobre alimentação

Descubra o que é real para evitar compartilhar correntes de fake news pelas redes sociais e por aplicativos de mensagens.

Mulher atrás de bancada na cozinha cheia de verduras com a mão no queixo pensativa indicando dúvida. Ela veste uma blosa roxa de mangas compridas, um avental verde, é loira e tem uma trança lateral.

Saber as verdadeiras propriedades dos alimentos é importante para decidir o que consumir | Imagem: Shutterstock

1. Você precisa tomar leite todo dia para prevenir a osteoporose.


Acertou quem disse mito. Um estudo da American Society for Bone and Mineral Research investigou o consumo de leite para prevenção de doenças ósseas como a osteoporose, e descobriu que uma maior ingestão da bebida não interfere na redução do risco de fraturas de quadril em mulheres adultas. Segundo eles, é possível considerar a ingestão de leite mais uma suplementação de vitamina D para um resultado preventivo.

2. Sucos 100% de fruta são opções saudáveis para acompanhar refeições.


Mais uma vez, quem disse mito acertou. Um estudo feito pelo British Medical Journal mostrou que o consumo elevado de bebidas açucaradas foi positivamente associado ao risco geral de câncer. E isso inclui até os sucos de frutas 100%.

3. Probióticos podem ajudar na saúde intestinal.


Essa frase é verdade. Isso acontece porque, quando administrados em quantidades adequadas, as bactérias do bem presentes nos probióticos ajudam no processo de digestão e na absorção dos alimentos.

4. Você tem que tomar oito copos de água por dia.


Essa frase é mito. Uma pesquisa da Monash University apontou que beber água em excesso pode colocar o corpo em risco de intoxicação, deixando os níveis vitais de sódio no sangue anormalmente baixos, e podendo causar sintomas que variam de letargia e náusea a convulsões e coma.Veja: Quantos copos de água o seu corpo precisa?

5. Laranja é a fruta que tem mais vitamina C.


Outro mito comprovado pela ciência. A laranja é, de fato, uma boa fonte de vitamina C (a baía tem 56,9 mg em 100 g), mas fica atrás de outras frutas segundo a tabela TACO, como a acerola, com 941,4 mg de vitamina e o caju com 219,3 mg.Teste também seus conhecimentos sobre vitamina C.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Heike A. et al. Milk intake and risk of hip fracture in men and women: A meta‐analysis of prospective cohort studies. American Society for Bone and Mineral Research, 2010.

Eloi C. et al. Sugary drink consumption and risk of cancer: results from NutriNet-Santé prospective cohort. BMJ, 2019.

Pascal Saker, Michael Farrell, Gary Egan, Michael McKinley, and Derek Denton. Overdrinking, swallowing inhibition, and regional brain responses prior to swallowing. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2016.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), ed. 4, 2011.

Leia também



Assine nossa newsletter: