Dieta vegetariana não prejudica performance no esporte

Postado em 20 de outubro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

*Alweyd Tesser é nutricionista

Alweyd Tesser* é nutricionista

Venus Williams é uma das maiores tenistas mundiais, Scott Jurek é maratonista, James Wilks foi vencedor do programa The Ultimate Fighter e Jason Sager tem mais de 60 vitórias na carreira de Mountain Bike.

Sabe o que todos esses atletas têm em comum?

São todos veganos ou seguem uma dieta vegetariana estrita. Todos eles relatam melhora em diversos aspectos da vida, inclusive na performance esportiva.

Recentemente, pesquisadores brasileiros publicaram em uma revista de alto impacto um estudo no qual recrutaram 19 homens vegetarianos estritos e 19 onívoros (que têm alimentação à base de proteína animal) que realizaram um treinamento de resistência supervisionado por três meses.

Durante esse tempo, os participantes do estudo foram orientados a ingerir uma alta quantidade de proteínas, mesma quantidade entre todos os participantes. Antes, durante e após o término dessa intervenção, todos os indivíduos tiveram medidas de massa muscular e força avaliadas.

No final dos 3 meses, os dois grupos aumentaram a massa muscular e a força, e esse aumento não teve diferença estatisticamente significativa entre os dois tipos de alimentação. Isso levou os pesquisadores a concluírem que a alimentação exclusivamente à base de plantas NÃO foi diferente de uma alimentação onívora no aumento de massa magra e força muscular.

Apesar desse estudo contar com um baixo número de participantes, é importante pois a amostra é bem homogênea: todos os participantes da pesquisa tinham a mesma média de idade e de peso, realizaram o mesmo tipo de treino e o estudo foi realizado com a população brasileira.

De qualquer forma, tais achados validam que é possível encontrar proteínas em qualidade e quantidade ideal no reino vegetal, e que o padrão alimentar vegetariano estrito pode ser adotado em qualquer fase da vida, para atletas ou não.

 

*Alweyd Tesser é nutricionista (CRN-3: 38964), com experiência no atendimento de indivíduos vegetarianos e veganos, e mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP.

Referência bibliográfica:

Hevia-Larraín V. et al. High-Protein Plant-Based Diet Versus a Protein-Matched Omnivorous Diet to Support Resistance Training Adaptations: A Comparison Between Habitual Vegans and Omnivores. Sports Med. 2021;51(6):1317-1330. doi:10.1007/s40279-021-01434-9.

Assine nossa newsletter: