fbpx


Como o sal pode afetar a saúde do seu coração?

Postado em 19 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Uso excessivo está ligado a aumento no risco de doenças cardiovasculares

Muita gente tem o hábito de colocar sal em excesso nos alimentos. Desde preparos como uma pipoca até em pratos convencionais como o arroz e feijão, mas, é preciso ter cuidado com a quantidade colocada desse ingrediente tão comum na rotina dos brasileiros.

Isso porque, de acordo com um estudo publicado pelo periódico britânico The New England Journal of Medicine, o sal de cozinha convencional (cloreto de sódio) pode ser prejudicial para a saúde do coração.

Para entender os efeitos desse alimento na saúde, os pesquisadores compararam o seu uso em relação a um substituto feito com a adição de cloreto de potássio.

As análises foram realizadas em participantes acima dos 60 anos de idade e que tiveram um histórico de acidente vascular cerebral (AVC) e de pressão alta nos últimos anos.

Sal no coração: um risco elevado

Coração ferido ao lado de um saleiro derramado

Imagem: Shutterstock

No total, mais de 20 mil pessoas de diferentes nacionalidades participaram do estudo ao longo de quase cinco anos. Como resultado, a taxa de acidente vascular cerebral (AVC) foi menor com o substituto de sal do que com o sal de cozinha convencional.

Além disso, outros fatores que chamaram a atenção dos cientistas foram as taxas de derrame e os relatos de casos de hipertensão. Ambos eram consideravelmente maiores entre os participantes que consumiram o sal de cozinha tradicional.

Ou seja, eles conseguiram comprovar que o sal à base de cloreto de sódio é mais prejudicial à saúde do coração.

Portanto, é preciso ter cautela no uso desse ingrediente no dia a dia e buscar opções que possam substituí-lo nas refeições, como a pimenta e o cominho, que são especiarias que potencializam o sabor dos alimentos.

Aprenda a preparar: tempero caseiro curinga sem sal

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Bruce N, et al. Effect of Salt Substitution on Cardiovascular Events and Death. The New England Journal of Medicine, 2021.

-

Assine nossa newsletter: