Veja o que você sabe sobre a dieta DASH e os alimentos presentes nela
Escondido entre os alimentos industrializados, o sódio é um nutriente que, em excesso, pode elevar a pressão arterial, e com isso, causar um problema que você provavelmente já ouviu falar: a hipertensão (ou seja, pressão alta). Mas por meio de mudanças na alimentação, é possível prevenir essa comorbidade.
Uma das alternativas nutricionais amplamente pesquisada por cientistas é a chamada dieta DASH, uma sigla que, traduzida do inglês, significa Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão Arterial. Essa dieta defende, por exemplo, a redução de sódio para cerca de 1500 mg/dia.
Quer saber mais sobre as mudanças necessárias na alimentação e como a dieta DASH pode ser uma aliada para quem tem a pressão alta? Faça nosso teste a seguir e descubra:
Teste: o que você sabe sobre alimentação para quem tem pressão alta?
Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir.
1 – A dieta DASH sugere que você consuma:
2 – Qual destas gorduras NÃO é indicada para quem segue essa alimentação contra pressão alta:
3 – Na dieta DASH, você precisa cortar as fontes de carboidrato. Essa afirmação é:
Segundo informações do StatPearls, dietas com pouco carboidrato não são tão saudáveis, pois podem levar à diminuição da ingestão calórica ou ao consumo de gorduras não saudáveis como forma de substituição. Por isso, é necessário incluir carboidratos saudáveis na dieta, como vegetais de folhas escuras (couve, brócolis, espinafre), grãos integrais, frutos com baixo índice glicêmico e leguminosas.
4 – As opções de proteínas na dieta incluem:
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Challa HJ. et al. DASH Diet (Dietary Approaches to Stop Hypertension). StatPearls, 2020.