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Conheça os reais benefícios da beterraba

Postado em 2 de agosto de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Raiz é fonte de nitratos capazes de prevenir doenças cardiovasculares e muito mais

Com sabor adocicado, a beterraba é uma raiz tuberosa consumida de diversas formas na culinária mundial. Os russos preferem o alimento como base para sopas, enquanto os brasileiros a consomem como acompanhamento de saladas ou até mesmo como parte de sobremesas. Mas mais do que usá-la em pratos saborosos, você conhece os benefícios da beterraba?

Vale saber que o alimento é fonte de nutrientes importantes para a saúde. Entre eles, estão os nitratos e o ácido fólico, que podem ser preventivos contra doenças cardiovasculares.

Para conhecer mais, separamos alguns mitos e verdades sobre os benefícios da beterraba, baseados em estudos científicos. Confira:

Mitos e verdades sobre os benefícios da beterraba

beterraba ralada com temperos

Imagem: Shutterstock

Beterraba pode ajudar a baixar a pressão alta

Verdade.

O suco da beterraba é uma excelente fonte de nitratos, substâncias que podem promover melhora nos níveis de hipertensão a longo prazo. Saiba mais sobre os efeitos dessa bebida, comprovados cientificamente, clicando aqui.

A folha da beterraba pode fazer mal para a saúde

Mito. Os talos e folhas da beterraba podem ser consumidos por humanos, e inclusive, serem fontes de vitaminas e minerais em uma dieta saudável. Uma receita ideal para aproveitar essas partes do alimento é um biscoito à base de talos. Aprenda aqui.

A beterraba pode ser aliada na prevenção da anemia

Verdade. O consumo adequado de beterraba na alimentação pode estar relacionado ao aumento no nível de ferro sérico, além de um leve crescimento na hemoglobina e ferritina ao longo de 20 dias. Por esse motivo, é possível afirmar que a beterraba pode ter algumas propriedades terapêuticas para a deficiência de ferro e prevenção de anemia ferropriva.

O excesso de beterraba na alimentação pode trazer riscos à saúde

Verdade. Por mais que a beterraba seja um alimento nutritivo, o excesso também pode acarretar problemas de saúde. Estudos apontam que uma alta ingestão de nitratos pode ser capaz de causar um aumento no risco de diferentes tipos de câncer. Porém, mais estudos são necessários para entender essa relação.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Tom C. et al. The Potential Benefits of Red Beetroot Supplementation in Health and Disease. Nutrients. 2015.

Daniel J. Use of Beetroot Juice Extract for Hypertension Treatment in Low- and Middle-Income Countries. The Journal of Nutrition, September 2020.

Nora M. Effect of red beetroot (Beta vulgaris L.) intake on the level of some hematological tests in a group of female volunteers. Full Length Research Paper, 2018.

Zamani H. et al. The benefits and risks of beetroot juice consumption: a systematic review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 2020.

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