Saiba mais sobre esse alimento tradicional da culinária nordestina
Também chamada de beiju ou goma, a tapioca é uma farinha obtida do processamento da mandioca. Ela se tornou muito popular em outras regiões do Brasil, mas sua presença é fortemente reconhecida no nordeste.
Sem cheiro e sem sabor marcante, a tapioca é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou um jantar mais leve. A versatilidade desse alimento permite muitas criações e recheios, tanto doces, quanto salgados.
Mas, e no quesito nutricional? Confira o que é mito e o que é verdade sobre a tapioca!
Conteúdo
Quais as vantagens nutricionais da tapioca?
A tapioca não tem gorduras
Verdade. Apesar de ser um alimento com muito carboidrato, a tapioca não apresenta gordura em sua composição.
Mas, os recheios podem influenciar bastante nesse aspecto. Por isso, optar por recheios como ricota, peito de frango desfiado, tofu temperado ou mesmo um fio de azeite, que é uma gordura com propriedades importantes, pode fazer com que a sua tapioca ainda mantenha um baixo teor de gorduras.
A tapioca tem mais fibras que o pão
Mito. Muitas pessoas acham que a troca do pão pela tapioca é a melhor substituição na dieta, mas não é bem assim. A tapioca pode dar a sensação de mais leveza após a ingestão do que um pãozinho, mas isso não significa que sua composição nutricional seja melhor.
Comparando uma unidade de pão francês (aproximadamente 50g) com uma tapioca sem recheio (aproximadamente 60g), o pãozinho tem mais fibras. A diferença é pequena, mas se comparamos com um pão integral, até mesmo o de forma integral, a diferença vai ser ainda mais relevante.
Para quem tem diabetes, a tapioca é a melhor opção para o café da manhã
Mito. A tapioca é um alimento muito bom em vários aspectos, mas quando estamos falando de diabetes, os cuidados com a dieta devem ser maiores.
A tapioca é um alimento com alto teor de carboidratos e poucas fibras, o que acelera o processo de digestão e faz com que o nosso organismo eleve a glicemia (açúcar no sangue) com mais velocidade.
Esses picos de açúcar no sangue devem ser evitados por pessoas com diabetes, pois provocam desequilíbrio na resposta da insulina e geram um estresse no corpo que, quando acontece com mais frequência, pode dificultar o tratamento da doença e causar alguns sintomas.
Celíacos podem consumir tapioca
Verdade. A tapioca é um alimento naturalmente sem glúten, por isso, se produzida em um ambiente que não tenha riscos de contaminação, pode ser consumida por pessoas que apresentam a doença celíaca.
Com vantagens e desvantagens, a tapioca continua sendo um patrimônio da culinária brasileira. E já que ela tem poucas fibras, que tal, melhorar essa tapioca? Adicione chia ou linhaça, ou até mesmo a farinha dessas sementes para agregar nutrientes à sua preparação.
Você também pode gostar desses conteúdos:
- Café da manhã: 5 alimentos saudáveis
- Prepare pão de tapioca para o seu café da manhã
- Você sabe quais alimentos possuem glúten?
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências
Romano, A., Mackie, A., Farina, F. et al. Characterisation, in vitro digestibility and expected glycemic index of commercial starches as uncooked ingredients. J Food Sci Technol 53, 4126–4134 (2016). https://doi.org/10.1007/s13197-016-2375-9
Universidade de São Paulo. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, TBCA.
William F. Breuninger, Kuakoon Piyachomkwan, Klanarong Sriroth, Chapter 12 – Tapioca/Cassava Starch: Production and Use, Editor(s): James BeMiller, Roy Whistler, In Food Science and Technology, Starch (Third Edition), Academic Press, 2009, Pages 541-568, ISBN 9780127462752, https://doi.org/10.1016/B978-0-12-746275-2.00012-4.
Referências bibliográficas:
Cristiane Verotti é nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva. Mestre pelo departamento de gastroenterologia da FMUSP. Membro titular da BRASPEN. Instagram: @verotti.
Francisco N. et al. Os benefícios da mandioca. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, 2019.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.