fbpx


Chia: você está consumindo corretamente? Saiba mais!

Postado em 10 de fevereiro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba como utilizar a semente aliada da perda de peso

Chamada por alguns de supercomida e de grão ancestral da saúde, a chia tem se popularizado nos mercados brasileiros e vem ganhando a atenção pelos seus potenciais benefícios. Mas será que você está consumindo corretamente esta pequena semente?

Originária dos povos mexicanos, a chia pode influenciar fatores como o emagrecimento e a saciedade do apetite. Porém, muita gente ainda tem dúvidas de como preparar o grão, onde utilizá-lo e em quais refeições é melhor tê-lo à disposição.

Por isso, separamos as principais dúvidas a respeito da sementinha para que você possa aproveitar seus nutrientes na sua rotina. Confira a seguir as respostas, baseadas em estudos científicos:

Chia: você está consumindo corretamente?

Colher com chia

Imagem: Shutterstock

Dos usos na dieta até a melhor forma de preparar o alimento, veja o que está por trás desta semente:

Para que serve a chia?

Com o nome científico Salvia hispanica L., a chia pode servir como complemento a iogurtes, saladas, carnes e frutas, basta adicioná-la diretamente no preparo. É fonte de nutrientes para a saúde, em especial o fósforo (860 mg em uma porção de 100g), o potássio (407 mg na mesma quantidade), o magnésio (335 mg) e os ácidos graxos poli-insaturados.

Ah! Não deixe de conferir também: 3 formas gostosas de incluir a chia na sua alimentação.

Qual a melhor forma de consumir a chia na dieta?

Uma boa opção é adicionar a chia aos alimentos do café da manhã. Você pode colocar, por exemplo, uma colher de sopa de chia na tapioca ou na crepioca. Ela também pode ser adicionada em leites, iogurtes e frutas, ou fazer parte de pães e biscoitos caseiros que, aliás, já fizemos um conteúdo inteiro destinado ao assunto. Confira!

Para quem gosta de preparar as refeições com antecedência, uma outra dica para utilizar a semente é no overnight oats.

Se preferir, ela também combina com pratos da hora do almoço e do jantar. Algumas opções interessantes também é adicioná-la em uma salada ou sopa, ou ainda nos lanches entre as refeições. Todas essas opções podem ser surpreendentemente deliciosas, acredite!

Aprenda também: como preparar pudim de chia

Quais são os benefícios da chia?

Diversas vantagens estão associadas ao consumo de chia. A começar pela melhora na digestão, já que a semente auxilia no trânsito intestinal.

Também é popularmente conhecida por saciar o apetite por mais tempo, segurando aquela vontade de beliscar um alimento entre uma refeição e outra e, consequentemente, colaborando com a perda de peso.

Ainda pode ser considerada uma excelente fonte de fibras alimentares, o que ajuda na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até mesmo alguns tipos de câncer.

Por fim, as sementes de chia também possuem um potencial efeito antioxidante natural, por ser rica em compostos fenólicos e carotenoides em maior quantidade que outros grãos e cereais, como o arroz e o milho, por exemplo.

O que acontece se comer chia todos os dias, em excesso?

Apesar de a chia trazer uma série de benefícios já citados, ainda assim, é preciso cautela na hora de consumi-la. Nenhum alimento em exagero traz somente coisas boas, por isso, é importante consultar com um nutricionista sobre a quantidade adequada da semente na sua dieta.

O excesso no consumo de chia pode ser um problema para a saúde intestinal, especialmente em casos de doenças como a constipação. Sugere-se ainda que, ao optar por comer a semente, seja feita uma hidratação alternada com copos de água.

Quer aprender outras receitas e benefícios da chia? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

TBCA, 2020.

Knez M. et al. Chia Seeds (Salvia Hispanica L.): An Overview—Phytochemical Profile, Isolation Methods, and Application. Molecules, 2020.

Ashura K. et al. Nutritional, health benefits and usage of chia seeds (Salvia hispanica): A review. African Journal of Food Science, 2020.

-

Assine nossa newsletter: