fbpx


A receita de uma geleia de jabuticaba prebiótica

Postado em 27 de maio de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Preparo pode acompanhar bolos e torradas e contribui com a saúde intestinal

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira e conhecida por brotar nos troncos de sua árvore. Há quem a chame de “uva do Brasil” devido à sua aparência. Rica em fibras, antocianinas e taninos, a frutinha de casca escura e caroço esbranquiçado pode compor diversas receitas. Entre as preferidas está a geleia de jabuticaba, você já experimentou? No passo a passo a seguir, a nutricionista Roberta Lara ensina uma geleia de jabuticaba prebiótica que pode ser uma aliada da digestão. Confira.

Geleia de jabuticaba prebiótica

Geleia de jabuticaba prebiótica

Imagem meramente ilustrativa | Freepik

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 50 min.

Ingredientes:
2 xíc. (chá) ou 350 gramas de jabuticaba
1 copo de 200 ml de água
4 col. (sopa) de adoçante xilitol
1 col. (sopa) de vinagre de maçã ou suco de limão

Modo de preparo:

  • Lave bem as jabuticabas.
  • Coloque no fogo com a água, o adoçante xilitol e o vinagre ou suco.
  • Mexa bem em fogo baixo, até desmanchar e formar a geleia.
  • Vá misturando por cerca de 30 a 40 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar e armazene em um pote de vidro transparente e bem lacrado. Sirva com pães, torradas integrais ou o acompanhamento que preferir.

Quer mais opções de geleias para turbinar o café da manhã? Veja aqui uma receita de geleia de pitaia e aqui uma deliciosa de maçã. Seja de geleia prebiótica de jabuticaba ou qualquer outra, o sucesso é garantido e a saúde agradece!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI). Também é colunista do Nutritotal Para Todos. Instagram: @robertasoareslara Facebook: Instituto de Nutrição Roberta Lara

Ana Paula T. et al. Elaboração e caracterização de geleia prebiótica mista de jabuticaba e acerola. Braz. J. Food Technol., 2019.

Assine nossa newsletter: