Conheça as diferenças entre os tipos de maçã
Ao visitar uma feira ou hortifruti, você já deve ter se deparado com uma variedade de maçãs como a Gala, a Red e a Fuji. Com a casca avermelhada e sabor que varia entre o doce e o azedo, elas são fontes de fibras e podem até oferecer um efeito prebiótico. Mas além delas, existe um quarto tipo amado pelos brasileiros e que pouco se discute sobre seus benefícios: afinal, a maçã verde é boa para quê?
Originária da Austrália, a fruta é conhecida por ser mais azeda do que as outras versões, mas sem perder seus fitonutrientes e fibras na composição. Ela combina com saladas e carnes, mas também pode ser usada no preparo de sobremesas como tortas e bolos.
Ficou curioso para saber mais sobre a maçã verde? Então confira abaixo alguns mitos e verdades sobre os benefícios da fruta, baseados em estudos científicos:
Conteúdo
Afinal, a maçã verde é boa para quê? Veja 4 mitos e verdades:
É boa para quem está com diarreia
Verdade. A maçã verde é rica em pectina, uma substância que pode ajudar na melhora dos sintomas da diarreia, além de ser aliada da saúde intestinal. A fruta também possui efeito antioxidante e antiácido para o combate de doenças ligadas à digestão.
Comer a casca da maçã verde faz mal.
Mito. Não existem estudos que contraindiquem o consumo da casca da maçã por conta de eventuais malefícios. Na verdade, as pesquisas sugerem que a casca seja fonte de nutrientes como a vitamina C e também de antioxidantes com ação anticancerígena, além das fibras citadas anteriormente.
Veja também: como preparar um bolo de maçã fit
Maçã verde tem mais vitamina C que maçã vermelha
Verdade. A maçã verde sem casca tem 5 mg de vitamina C em uma porção de 100 g, enquanto a maçã argentina com casca, na mesma quantidade, tem 1,95 mg.
Comer uma maçã verde por dia ajuda a emagrecer.
Parcialmente verdade. Com baixo teor de gorduras e aliada do controle da obesidade, do colesterol e do diabetes, a maçã verde pode ser útil para quem busca uma perda de peso saudável. Porém, não basta comê-la todo dia para obter esses benefícios, é preciso seguir as recomendações de um nutricionista e aliar a dieta a outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma boa noite de sono.
Quer saber mais sobre as frutas? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Satish S. et al. A review on pharmacological activities of (hybrid perentage) – malus domestica m. Sylvestris (green apple). Srinivas College of Pharmacy, 2019.
TBCA, 2020.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.