Descubra quantos copos de água você realmente precisa beber por dia para manter o equilíbrio do seu corpo e evitar doenças.
Se você acha que beber água é só uma recomendação comum dos médicos e nutricionistas, saiba que manter-se hidratado é muito mais que isso, é uma necessidade para que nosso corpo funcione bem e evite diversas doenças. Mas afinal, quantos copos de água são necessários?
A água é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano, sendo responsável por garantir o equilíbrio do nosso organismo, na digestão, na circulação de nutrientes, no metabolismo e na eliminação de toxinas, por exemplo.
Mas, muita gente se perde sobre as quantidades ideais, um litro, dois litros, dez copos de água, qual a referência mais adequada? Continue lendo para saber:
Conteúdo
Por que a água é tão importante para o corpo?
Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água. Ela está presente em praticamente todas as funções essenciais para a vida, desde a regulação da temperatura corporal até a proteção das articulações e órgãos.
A água também ajuda a eliminar toxinas através da urina, mantendo o funcionamento correto dos rins e contribuindo para a absorção de nutrientes. Contudo, mesmo com tantos papéis essenciais, muitas pessoas só percebem a importância da água quando começam a sentir os sinais de desidratação ou descobrem pedras nos rins.
Como saber se preciso tomar água?
A sede é um dos primeiros sinais, mas você pode notar que seu corpo está desidratado também ao observar:
- Boca seca
- Fadiga
- Tontura
- Dores de cabeça
- Urina escura
A cor da urina, aliás, é um bom termômetro para avaliar o seu nível de hidratação. Quando estamos bem hidratados, a urina tende a ser clara, quase transparente. Já uma urina mais escura indica que o corpo está retendo líquidos e que você precisa beber mais água.
Mesmo em níveis leves, a desidratação pode afetar seu desempenho físico e mental, causando cansaço, dificuldade de concentração e até irritabilidade. Por isso, devemos evitá-la!
Quantos copos de água preciso beber por dia?
Embora não exista um consenso universal, uma recomendação prática é consumir cerca de 8 copos de água por dia, o que equivale a aproximadamente 2 litros (tendo cada copo um volume de 250ml). Essa quantidade pode variar de acordo com fatores como idade, peso, clima e nível de atividade física.
Por exemplo, em dias quentes ou quando você pratica exercícios, o corpo perde mais líquidos através do suor, então, a hidratação precisa ser maior.
Vale um adendo também que pessoas idosas costumam ter uma percepção de sede menos eficiente, por isso, a família deve ficar de olho e ofertar água com frequência, mesmo que eles não peçam.
O que a falta de água pode causar
O consumo inadequado de água pode ter consequências sérias. Uma das doenças mais comuns associadas à baixa ingestão de água é a formação de cálculos renais, as famosas “pedras nos rins”.
Quando não bebemos água suficiente, os rins não conseguem eliminar toxinas e minerais em excesso, facilitando o acúmulo de cristais. Mas, além dos problemas renais, a desidratação também pode:
- Aumentar o risco de infecções urinárias
- Estimular o aumento de cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse” que, consequentemente, contribui para:
- Doenças cardiovasculares
- Resistência à insulina
- Diabetes tipo 2
- Envelhecimento precoce
Outro quadro bastante comum associado ao baixo consumo de água é a constipação intestinal, a famosa prisão de ventre. Para o intestino funcionar de forma regular, além de garantir o consumo adequado de fibras, beber água também é fundamental.
Estratégias para beber mais água no dia a dia
Você já sabe a importância de beber água todos os dias, mas, se acaba se perdendo nas contas dos copos de água, o que fazer? Existem algumas estratégias simples para aumentar a sua ingestão diária, como:
- Carregar uma garrafa de água grande sempre com você
- Criar lembretes para beber água
- Usar aplicativos para receber notificações de hidratação
- Comer alimentos ricos em água – eles não substituem os copos de água, mas ajudam a manter o corpo hidratado
- Estabelecer metas diárias
Lembre-se de ficar atento aos sinais da desidratação para conferir se a quantidade que você está ingerindo é adequada. Não espere sentir sede para beber água, adote essas estratégias que você notará os benefícios para sua saúde física e mental.
Gostou dessa leitura? Confira mais sobre o tema:
- Benefícios de beber água e os segredos da boa hidratação
- Atividade física + hidratação: o combo para melhorar a saúde mental dos idosos
- Água com limão em jejum faz bem para a saúde?
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de como cuidar da sua saúde!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências
Pereira FW, et al. Água. 3. ed. São Paulo: International Life Sciences Institute do Brasil – ILSI Brasil; 2024. (Série funções plenamente reconhecidas de nutrientes; v. 5).
Armstrong LE, Muñoz CX, Armstrong EM. Distinguishing Low and High Water Consumers-A Paradigm of Disease Risk. Nutrients. 2020 Mar 23;12(3):858. doi: 10.3390/nu12030858. PMID: 32210168; PMCID: PMC7146321.
Leia também

A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.