De triptofano a fósforo, conheça os nutrientes desse alimento
Uma das flores mais belas e que é sinônimo de luz e vivacidade é o girassol. E mesmo que suas pétalas não sejam comestíveis para os seres humanos, ainda é possível aproveitar a flor de outras formas na alimentação.
Por exemplo, as sementes de girassol são uma excelente opção para saciar o apetite entre uma refeição e outra. Elas podem ser adicionadas cruas ou tostadas em bolos, tortas, iogurtes e outros pratos, para dar mais sabor e nutrientes. Mas tome cuidado: é preciso tirar a casca delas para poder consumi-las!
Quer conhecer outros benefícios associados às sementes de girassol? Então confira nossos mitos e verdades preparados de acordo com estudos científicos:
Conteúdo
4 mitos e verdades sobre as sementes de girassol
Sementes de girassol são boas para a pele
Verdade. Essas oleaginosas são famosas pela sua fácil absorção no organismo e pelos inúmeros benefícios internos, pois atuam como antioxidante, anti-inflamatório e protetor cutâneo. As sementes também são ricas em ácido linoleico, um tipo de ácido graxo que permite um efeito preventivo maior na saúde da pele.
Confira também: qual a dieta ideal para a pele?
As sementes são ricas em vitamina C
Mito. Apesar de serem aliadas da pele, as sementes possuem uma baixa quantidade de vitamina C: apenas 1,40 mg em uma porção de 100g do alimento. Porém, outros nutrientes podem ser encontrados em abundância nas sementes, especialmente o fósforo (1158 mg) e o potássio (491 mg).
O alimento ajuda na saúde mental
Verdade. As sementes de girassol são uma excelente fonte de triptofano, um nutrientes conhecido por ser precursor da síntese de serotonina no organismo e, consequentemente, é responsável pela melhora no humor e por combater sintomas associados à depressão.
Veja também: quais alimentos podem ajudar no combate à depressão?
Comer semente de girassol é ruim para quem tem colesterol alto
Mito. Por ser uma fonte de lipídios, as sementes da flor amarela confundem muita gente quando o assunto é colesterol. Porém, a ciência comprova que o consumo moderado em uma dieta balanceada pode ser benéfico para o controle das gorduras no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Quer saber mais sobre outros alimentos bons para a pele? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
TBCA, 2020.
Petraru, A. et al. Nutritional Characteristics Assessment of Sunflower Seeds, Oil and Cake. Perspective of Using Sunflower Oilcakes as a Functional Ingredient. Plants, 2021.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.