Ícone do site Nutritotal Para todos

Shots matinais: mitos e verdades sobre as bebidas super nutritivas

Os shots matinais estão entre os queridinhos dos alimentos considerados saudáveis, mas você sabe o que eles são e qual o intuito de usá-los? A expressão “shot matinal” é utilizada para se referir a uma combinação de alimentos, principalmente especiarias em pó e limão espremido, com o objetivo de promover benefícios à saúde.

Os ingredientes que compõem essas bebidas são variados, mas as principais receitas adicionam própolis, cúrcuma, gengibre e canela. Separamos abaixo alguns mitos e verdades para que você possa identificar os reais benefícios do consumo de shots matinais:

Shots Matinais | Imagem: Shutterstock

Os shots oferecem vários nutrientes

Verdade. Os componentes dos shots são alimentos que a ciência já apresentou evidências de que possuem nutrientes favoráveis à saúde. O suco do limão possui quantidades importantes de vitamina C, potássio e cálcio, contribuindo com o alcance das metas diárias de consumo desses nutrientes.

O própolis apresenta nutrientes que oferecem capacidade antibacteriana, contribuindo com a imunidade. A cúrcuma, por sua vez, apresenta concentrações relevantes de cálcio, potássio, ferro e vitamina E.

O gengibre é fonte de fibras, cálcio, magnésio e potássio, enquanto na canela, são encontrados principalmente cálcio e potássio.

Os shots fazem emagrecer

Mito. Nenhum alimento ou combinação de alimentos é capaz de promover o emagrecimento, se não houver ajuste nas quantidades de comida consumida ao longo do dia e mudança no estilo de vida.

Para um emagrecimento eficaz, saudável e duradouro, os shots podem ajudar no fornecimento de nutrientes importantes para a sua saúde. Mas, se o gosto dos ingredientes não é agradável ao seu paladar, ao invés de contribuir, o consumo dos shots pode causar desmotivação e a crença de que uma alimentação saudável não é saborosa, nem possível de ser mantida.

Os shots têm capacidade antioxidante

Verdade. Todos os ingredientes que citamos e que podem ser utilizados nas receitas dos shots possuem nutrientes com atividade antioxidante.

Ou seja, os nutrientes encontrados nesses alimentos ajudam na redução do estresse provocado no nosso organismo, diminuindo o envelhecimento precoce das células e o risco de surgirem doenças.

Os shots só podem ser tomados pela manhã

Mito. Os shots recebem o título de matinal porque geralmente são consumidos nesse período, que é o horário que as pessoas têm maior disponibilidade de tempo para prepará-los. Mas, não há uma necessidade de consumi-los pela manhã.

Inclusive, para pessoas que apresentam sintomas de incômodo com alimentos ácidos, o ideal é evitar o suco do limão pela manhã e, nas demais refeições, consumi-lo junto com outros alimentos para prevenir sintomas gástricos que podem evoluir para uma gastrite.

O que podemos concluir a final?

Os shots podem promover efeitos positivos à saúde por serem constituídos de alimentos nutritivos, mas não garantem imunidade, emagrecimento e rejuvenescimento como nenhum outro alimento ou combinação de alimentos. Vale falar que ainda não existem evidências de que o consumo dos ingredientes dos shots juntos podem promover efeitos mais positivos à saúde do que se consumidos separadamente.

Então, se você quiser obter os nutrientes e efeitos antioxidantes desses alimentos, pode consumi-los ao longo do dia em diferentes refeições. A canela, por exemplo, pode ser utilizada na vitamina de banana pela manhã ou no leite quente para dar mais sabor.

A cúrcuma oferece cor e sabor à comida, podendo ser usada para temperar carnes, saladas ou no preparo do arroz. O gengibre tem um gosto marcante que nem todos podem gostar logo de cara, por isso, adicione com moderação no preparo de biscoitos saudáveis ou no tempero de alimentos.

O própolis geralmente é consumido puro ou algumas gotinhas em bebidas. E o limão é o mais versátil, podendo ser usado em diversas preparações com a ressalva que fizemos para pessoas que possuem sensibilidade no estômago.

Destacamos também que algumas especiarias podem apresentar efeitos negativos e grupos específicos como crianças e gestantes podem não se beneficiar do consumo dos shots, por isso, procure um nutricionista para ser orientado corretamente e evitar riscos à sua saúde.

Referências

Błaszczyk N, Rosiak A, Kałużna-Czaplińska J. The Potential Role of Cinnamon in Human Health. Forests. 2021; 12(5):648. https://doi.org/10.3390/f12050648

Klimek-Szczykutowicz M, Szopa A, Ekiert H. Citrus limon (Lemon) Phenomenon—A Review of the Chemistry, Pharmacological Properties, Applications in the Modern Pharmaceutical, Food, and Cosmetics Industries, and Biotechnological Studies. Plants. 2020; 9(1):119. https://doi.org/10.3390/plants9010119

Mahdie Hajimonfarednejad, Mohadeseh Ostovar, Mohammad Javad Raee, Mohammad Hashem Hashempur, Johannes Gottfried Mayer, Mojtaba Heydari, Cinnamon: A systematic review of adverse events, Clinical Nutrition, Volume 38, Issue 2, 2019, Pages 594-602, ISSN 0261-5614, https://doi.org/10.1016/j.clnu.2018.03.013.

N.G. Vasconcelos, J. Croda, S. Simionatto, Antibacterial mechanisms of cinnamon and its constituents: A review, Microbial Pathogenesis, Volume 120, 2018, Pages 198-203, ISSN 0882-4010, https://doi.org/10.1016/j.micpath.2018.04.036.

Przybyłek I, Karpiński TM. Antibacterial Properties of Propolis. Molecules. 2019; 24(11):2047. https://doi.org/10.3390/molecules24112047

Rahaman MM, Rakib A, Mitra S, Tareq AM, Emran TB, Shahid-Ud-Daula AFM, Amin MN, Simal-Gandara J. The Genus Curcuma and Inflammation: Overview of the Pharmacological Perspectives. Plants. 2021; 10(1):63. https://doi.org/10.3390/plants10010063

Ryoiti Kiyama, Nutritional implications of ginger: chemistry, biological activities and signaling pathways, The Journal of Nutritional Biochemistry, Volume 86, 2020, 108486, ISSN 0955-2863, https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2020.108486.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP).

Yanet Irigoiti, Alba Navarro, Diego Yamul, Carina Libonatti, Anahi Tabera, Marina Basualdo, The use of propolis as a functional food ingredient: A review, Trends in Food Science & Technology, Volume 115, 2021, Pages 297-306, ISSN 0924-2244, https://doi.org/10.1016/j.tifs.2021.06.041.

Sair da versão mobile