Veja mitos e verdades sobre alimentação para aliviar sintomas de gripe
A chegada de estações mais amenas como o outono e o inverno são propícias para que casos de gripes e resfriados fiquem mais comuns. E uma das principais dúvidas sobre essas doenças, que gera até discussões em família, é: será que tomar sorvete com dor de garganta faz mal?
A alimentação, de fato, pode ser uma aliada ou uma inimiga para a melhora da dor de garganta. Por isso, é importante saber o que priorizar quando sentir que o órgão está dando aquela arranhada incômoda.
Pensando em te ajudar, separamos os principais mitos e verdades acerca do sintoma, baseado em estudos científicos, para você se recuperar e se prevenir de maneira saudável. Confira:
Conteúdo
Mitos e verdades sobre alimentação para dor de garganta
Tomar sorvete com dor de garganta faz mal?
Mito. Não existe nenhuma evidência científica que comprove a relação entre tomar sorvete com a piora dos sintomas de dor de garganta. Muita gente acha que os derivados de leite possam aumentar a quantidade de muco, mas a verdade é que, no máximo, o soro da bebida é capaz de trazer algum desconforto no paladar, mas independentemente de a pessoa estar ou não resfriada.
Outro mito é a respeito de alimentos gelados contra alimentos quentes. Estudos científicos mostram que a temperatura não é um fator que pode influenciar na dor de garganta, e que sorvetes e outros líquidos frios acabam esquentando com o calor do estômago e de outros órgãos internos.
Por outro lado, existe um estudo que comprova que, na verdade, o sorvete pode até mesmo trazer benefícios para quem passou por uma cirurgia de amigdalite. Ele pode ser consumido sem causar dor para quem está no momento pós-cirúrgico. Porém, é preciso ter moderação por conta dos açúcares e gorduras presentes no produto.
Veja também: como preparar sorvete caseiro
Própolis é bom para quem está com a garganta arranhando
Verdade. Feito pelas abelhas, o própolis é um alimento capaz de bloquear ou reduzir a entrada dos vírus nas células na região da laringe. Rico em compostos antimicrobianos e anti-inflamatórios, ele pode ser benéfico para a melhora dos sintomas da dor de garganta. Mas vale ressaltar que cada corpo pode reagir de uma forma diferente ao consumo, e que ele não é eficaz para todos os casos.
O mel também é aliado na melhora dos sintomas de dor de garganta
Verdade. Outro alimento derivado das abelhas, o mel pode ajudar nos esforços para retardar a propagação da resistência antimicrobiana em infecções do trato respiratório, incluindo entre crianças. Mas um lembrete: não dê o alimento para bebês menores de 2 anos de idade, pois há risco de botulismo entre os pequenos.
Saiba mais: alimentos proibidos para bebês
Marshmallow é bom para quem está gripado
Mito. O doce branco e fofinho não possui efeitos positivos para quem está resfriado. Na verdade, a confusão por trás desse mito está no nome, pois existe outro alimento que pode ser um aliado na melhora dos sintomas: a raiz de marshmallow. Essa planta tem o nome científico Althaea officinalis e também é chamada popularmente de malvaisco.
Estudos apontam que uma infusão dessa planta medicinal, junto a outras como a camomila, pode trazer benefícios terapêuticos para casos de amidalite aguda.
Quer saber mais sobre alimentação para sintomas de gripe? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Majid A. et al. The Effect of Ice Cream Intake on Pain Relief for Patients After Tonsillectomy. Cureus, 2020.
Milk, Mucus and Cough. ASCIA, 2019.
Min J. et al. Antiviral effects and possible mechanisms of action of constituents from Brazilian propolis and related compounds. Journal of Apicultural Research, 2020.
Hibatullah A. Effectiveness of honey for symptomatic relief in upper respiratory tract infections: a systematic review and meta-analysis. BMJ Evid Based Med. 2021.
Vasyl P. et al. A randomized, open-label, multicenter, comparative study of therapeutic efficacy, safety and tolerability of BNO 1030 extract, containing marshmallow root, chamomile flowers, horsetail herb, walnut leaves, yarrow herb, oak bark, dandelion herb in the treatment of acute non-bacterial tonsillitis in children aged 6 to 18 years. Am J Otolaryngol. 2019.
Niluni M. et al. Herbal Tea for the Management of Pharyngitis: Inhibition of Streptococcus pyogenes Growth and Biofilm Formation by Herbal Infusions. Biomedicines. 2019.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.