fbpx


TPM e alimentação: faça este quiz para testar seus conhecimentos

Postado em 28 de janeiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Hábitos ligados à dieta podem influenciar nos sintomas

Nos dias em que a tensão pré-menstrual (TPM) aparece, muitas mulheres recorrem ao consumo de doces, como chocolates e sorvetes, para sanar as dores de cabeça, as cólicas e os outros sintomas relacionados ao período que podem aparecer. Mas será que essa estratégia de aumentar a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura ajuda mesmo no controle da TPM? O que a ciência sabe, ao menos, é que a alimentação saudável pode sim ser uma forma de prevenir alguns dos sintomas.

Para saber como a alimentação e a TPM estão relacionadas e o que pode contribuir ou afetar o bem-estar nesse período, preparamos um quiz. A seguir, você confere algumas perguntas e, para cada uma delas, deve clicar sobre a resposta que considerar correta, que mostramos se você acertou ou não. Lembrando que todo o conteúdo foi preparado com base em estudos científicos, elencados no final do post. Vamos começar?

Teste: você sabe a relação entre a alimentação e a TPM?

Descubra o que realmente funciona para amenizar possíveis incômodos do período.

Mulher com uma mão na barriga e outra na cabeça, indicando desconforto.

Imagem: Freepik

1. Qual destes hábitos está associado à diminuição no risco de sintomas comportamentais na TPM?

Quem respondeu D, acertou. Consumir frutas, de acordo com pesquisadores, pode estar associado a um menor risco de sintomas ligados ao comportamento em mulheres com TPM. Já o consumo de alimentos ricos em gordura, sal, açúcar, além do tabagismo, estão relacionados ao agravamento do risco desses sintomas.

2. Qual deste hábitos associados a uma alimentação saudável pode ser eficaz na redução de sintomas da TPM?

Se você respondeu B, está correto. Uma dieta saudável aliada com a prática de exercícios aeróbicos mostrou-se eficaz na redução dos sintomas da síndrome pré-menstrual e de sua intensidade em estudos científicos feitos em jovens estudantes.

3. Qual destes alimentos pode intensificar os sintomas para quem está de TPM?

A resposta certa é a alternativa A. Alimentos processados e de redes de fast food podem estar associados aos sintomas da tensão pré-menstrual, enquanto uma dieta saudável com nozes, molho de tomate e ovos pode ser benéfica para a saúde da mulher.

4. Qual tipo de chocolate pode ser indicado para amenizar os sintomas da TPM?

Se você disse C, acertou. O chocolate amargo, com no mínimo 70% de cacau, pode reduzir a dor menstrual significativamente, por ser rico em magnésio e conter menos açúcar do que as outras versões.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Mona S. et al. Premenstrual Syndrome Is Associated with Dietary and Lifestyle Behaviors among University Students: A Cross-Sectional Study from Sharjah, UAE. Nutrients, 2019.

Elvan Y. et al. The effect of diet and aerobic exercise on Premenstrual Syndrome: Randomized controlled trial. Rev Nutr. 2019.

Bahareh M. et al. Dietary patterns are associated with premenstrual syndrome: evidence from a case-control study. The Nutrition Society, 2019.

Sandy I. et al. Dark chocolate’s effect on menstrual pain in late adolescents. Belitung Nursing Journal, 2017.

Assine nossa newsletter: