Se é vegano é mais saudável?

Postado em 1 de novembro de 2023

O movimento vegano tem ganhado força globalmente, seja por razões éticas, ambientais ou de saúde. No Brasil, esse crescimento é evidente e facilita a vida de quem deseja uma dieta livre de produtos de origem animal. Mas, com as alternativas como bebidas e carnes vegetais, você pode se questionar, “se é vegano é mais saudável?”.

Ao olharmos para os produtos veganos industrializados, é importante entender que nem todos são iguais. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, os alimentos industrializados podem ser categorizados como processados ou como ultraprocessados. Os primeiros têm adição de sal, açúcar e outras substâncias culinárias, já os ultraprocessados levam ainda mais ingredientes, incluindo aditivos como aromatizantes e corantes.

A recomendação do Guia é reduzir ao máximo o consumo dos ultraprocessados, mas quando falamos dos veganos a orientação é a mesma? Veja minha opinião a seguir:

vegano é mais saudável

Fonte: Canva.com

Industrializados Veganos: benefícios e considerações

Pesquisas recentes indicam que os adeptos de industrializados veganos podem ter certos benefícios de saúde em comparação com consumidores de produtos de origem animal. Um estudo revelou que, ao optar por carnes à base de plantas, há uma redução em fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Mas, é importante que você saiba que os benefícios são ainda melhores se praticar uma dieta com mais alimentos naturais do que industrializados, sejam ou não à base de plantas.

A indústria pode ser parceira 

Nem todos os industrializados são inimigos da boa nutrição. A indústria tem trabalhado para melhorar a qualidade e a densidade nutricional dos produtos, principalmente aqueles à base de plantas.

As alternativas trazidas pela indústria vegana são alternativas que atendem a uma lacuna de desafios associados ao prazer e à inclusão social na alimentação. Os alimentos industrializados veganos facilitam a adesão a esse estilo de vida e contribuem para causas maiores, como a proteção animal e a redução do impacto ambiental.

Além disso, as novas tecnologias e pesquisas buscam ingredientes naturais, oferecendo produtos ainda mais ricos em saúde. Mas, e agora, como escolher?

Ao optar por produtos veganos industrializados, priorize aqueles com ingredientes naturais e listas curtas. O selo vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma garantia adicional de que o produto é livre de ingredientes e testes em animais.

Equilíbrio é a chave

Não devemos rotular alimentos como “bons” ou “ruins”. A verdadeira saúde está no contexto e no equilíbrio. Dentro de uma dieta predominantemente rica em produtos naturais, os industrializados veganos têm seu lugar.

Eles são aliados na causa animal e ambiental, e, com escolhas conscientes, podem ser incorporados a uma alimentação saudável. Lembre-se: vegano é mais saudável quando equilibrado e informado!

Confira outros conteúdos sobre dieta sem carne:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de dietas!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Crimarco et al. A randomized crossover trial on the effect of plant-based compared with animal-based meat on trimethylamine-N-oxide and cardiovascular disease risk factors in generally healthy adults: Study With Appetizing Plantfood—Meat Eating Alternative Trial (SWAP-MEAT). Am J Clin Nutr 2020;112:1188–1199. 

Roberts et al. SWAP‑MEAT Athlete (study with appetizing plant-food, meat eating alternatives trial) –  investigating the impact of three different diets on recreational athletic performance: a randomized crossover trial. Nutrition Journal (2022) 21:69

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Alessandra Luglio
CRN-3 6893

  • Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo em 1996,
  • Extensão em Economia Circular na Berkley University – CA/USA.
  • Diretora do departamento de saúde e nutrição da Sociedade vegetariana Brasileira.
  • Embaixadora e colaboradora da área de nutrição da SeaShepherd Brasil.
  • Fundadora da Ale Luglio Nutrição, empresa que presta consultoria para empresas da área de alimentos atuando na área de marketing nutricional, pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento de perfil nutricional de produtos e cardápios.
  • Co-coordenadora e professora de cursos de pós-graduações em nutrição vegetariana.
  • Palestrante na área de nutrição consciente, esporte, vegetarianismo e sustentabilidade, economia circular e ESG.
  • Organizadora de eventos proprietários de imersão em saúde, cadeias produtivas, sustentabilidade e ESG.

Assine nossa newsletter: