5 alimentos que parecem veganos, mas não são

Postado em 21 de fevereiro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Faça o nosso teste para não cair nas pegadinhas da indústria alimentícia

Com cada vez mais adeptos pelo Brasil, a alimentação vegana consiste em optar pelo consumo somente de alimentos de origem vegetal e que não tenham qualquer ingrediente proveniente de animais nas refeições.

Ou seja, além de não comerem carnes como os vegetarianos, os veganos também evitam o leite de vaca e seus derivados, ovos, entre outros ingredientes para o preparo de receitas. Há também veganos que evitam o uso de produtos cosméticos que sejam testados em animais e peças de roupas feitas com couro ou peles, por exemplo.

E estudos comprovam que a alimentação vegana pode, de fato, trazer benefícios à saúde, pois diminui o risco de doenças cardiovasculares por conta do consumo de carne vermelha e, muitas vezes, de alimentos refinados. Porém, é preciso também ficar de olho em nutrientes como a vitamina B12 e o ferro, que muitas vezes, podem estar em falta na alimentação vegana.

É vegano ou não é?

Existem diversas formas de adaptar os pratos à essa realidade, entretanto, você sabia que existem alimentos que parecem veganos à primeira vista, mas contém componentes de origem animal?

Para te ajudar a identificar esses alimentos, montamos um teste com as principais pegadinhas da indústria. Confira:

Teste: alimentos que parecem veganos, mas não são

Mulher surpresa com informação lida no celular enquanto toma um suco de açaí

Imagem: Shutterstock

1 – Para adoçar as refeições, qual das alternativas abaixo não poderia ser considerada vegana:

a) mel

b) ágave

c) melado de cana

Ponto para quem respondeu a alternativa A. O mel é um alimento que muitos veganos evitam o consumo, por ser produto do trabalho das abelhas. O mesmo vale para o extrato de própolis e a geleia real. Já o ágave e o melado de cana são obtidos por meio de ingredientes naturais.

2 – Qual das cores de corante alimentício abaixo costuma conter ingredientes de origem animal na sua composição?

a) vermelho

b) amarelo

c) verde

Novamente, quem respondeu a alternativa A acertou. O corante vermelho usado na indústria alimentícia, em especial, pode ser feito à base de um pequeno inseto chamado cochonilha. Esse corante acaba sendo adicionado em balas, chicletes e outros alimentos avermelhados. Já os outros corantes, por mais que também não sejam exemplos para um alimentação saudável, não costumam possuir origem animal em sua composição.

Leia também: formas de produzir corante natural para os alimentos

3 – Bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho, podem ser consideradas veganas?

a) sim, não levam ingredientes de origem animal

b) depende do caso, pois algumas podem levar produtos de origem animal

c) não, todas levam ingredientes de origem animal

Ponto para quem respondeu a alternativa B. Para clarear essas bebidas alcoólicas, alguns fabricantes utilizam um produto denominado ictiocola, proveniente da bexiga de peixes de água doce. Além disso, há também quem acrescente proteína de leite ou outros componentes de origem animal na fórmula de cervejas e vinhos. Leia os rótulos e embalagens para se certificar que a bebida não tenha esses ingredientes.

Confira também: a importância de ler os rótulos atentamente

4 – Qual das sobremesas abaixo não contém ingredientes de origem animal?

a) marshmallow

b) geleia de frutas

c) gelatina

Se você disse B, acertou. A geleia, na maioria das vezes, não leva ingredientes de origem animal (e você pode, inclusive, preparar geleia em casa de forma prática). Já o marshmallow e a gelatina costumam levar o mesmo componente: a cartilagem e ossos de animais bovinos, que confere a elasticidade desses alimentos.

5 – Qual dos ingredientes abaixo pode ser considerado vegano?

a) margarina

b) cream cheese

c) manteiga de amendoim

A resposta certa é a C. A manteiga ou pasta de amendoim não precisa levar ingredientes de origem animal na sua composição (mais uma vez, vale ler os rótulos com atenção!). O cream cheese é feito à base de leite de vaca, enquanto a margarina, mesmo sendo uma gordura vegetal, usualmente leva leite na receita.

Aproveite para conferir também nosso vídeo explicando um pouco mais sobre alimentos que parecem veganos, mas não são:

Quer saber mais sobre alimentação vegana? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Micaela C. et al. Theoretical Food and Nutrient Composition of Whole-Food Plant-Based and Vegan Diets Compared to Current Dietary Recommendations. Nutrients. 2019.

Catherine T. et al. Pattern analysis of vegan eating reveals healthy and unhealthy patterns within the vegan diet. PHN, 2021.

Assine nossa newsletter: