fbpx

Praticar exercícios ou fazer dieta: o que é mais eficaz para perder peso na menopausa?

Postado em 10 de agosto de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Estudo avaliou os efeitos da perda de peso com ou sem a prática de exercícios físicos sobre a gordura abdominal em mulheres pós-menopausa

Sobre uma mesa, do lado esquerdo, halteres e luvas para musculação; e, do lado direito, água, maçã, prato de salada e fita métrica

Para manter um estilo de vida saudável, deve-se combinar exercícios com uma alimentação equilibrada | Imagem: Shutterstock

Quando passa o período da menopausa, uma dúvida vem em mente para boa parte das mulheres: é melhor perder peso fazendo dieta e controlando a alimentação ou praticando atividades físicas com frequência?

Para resolver essa questão, um estudo feito por holandeses e divulgado no periódico BMC Public Health comparou grupos que optaram pela dieta com outros que preferiram uma dieta menos restrita associada à prática de exercício físico.

Os resultados apontaram que a atividade física aliada à dieta pode ajudar mais do que apenas a dieta para perder peso na menopausa. Isso porque o grupo testado que combinou exercício com uma pequena restrição calórica teve uma maior diminuição na gordura subcutânea no organismo.

Veja também: 7 alimentos que aliviam os sintomas da menopausa

O melhor para perder peso na menopausa

Para fazer a perda de peso na menopausa ser ainda maior, os cientistas concluíram que unir uma dieta saudável e regrada, indicada por profissional de saúde, com a prática frequente de atividades físicas pode ser a melhor combinação.

Segundo o estudo, uma perda de peso total entre 6% até 7% em mulheres saudáveis com sobrepeso ou obesidade pôde ser notada ao aliar a dieta com o exercício físico. Mesmo com os resultados apontados, é importante sempre consultar um nutricionista que possa te orientar durante o processo de emagrecimento.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Leia também