Boletim Epidemiológico – Febre hemorrágica

Postado em 27 de janeiro de 2020 | Autor: Débora Becker

Secretaria de Vigilância em Saúde identifica um caso de febre hemorrágica no estado de São Paulo, Janeiro de 2020

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde comunicou através de um boletim epidemiológico que no dia 17 de janeiro de 2020 um caso confirmado para o gênero Mammarenavirus, com aproximadamente 90% de similaridade com a espécie Sabiá. Trata-se de um indivíduo adulto, procedente de Sorocaba/SP.

Entre o início dos sintomas (30/12/2019) e o óbito (11/01/2020), o paciente passou por três diferentes hospitais, nos municípios de Eldorado, Pariquera-Açu e São Paulo, sendo o último o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM USP). Não houve histórico de viagem internacional.

Durante seu atendimento foram realizados exames para identificação de doenças, como febre amarela, hepatites virais, leptospirose, dengue e zika. Contudo, os resultados foram negativos para essas doenças. Foram realizados exames complementares no Laboratório de Técnicas Especiais do Hospital Albert Einstein que identificou o arenavírus, causador da febre hemorrágica brasileira. Esse resultado foi confirmado pelo Laboratório de Investigação Médica do Instituto de Medicina Tropical do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Instituto Adolfo Lutz.

Para mais informações sobre febres hemorrágicas virais veja o boletim completo da SVS.

  • DOWNLOAD

Leia também