Quais são os principais sintomas da sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC)?

Postado em 27 de setembro de 2013 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

O termo sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC) foi estabelecido para se referir aos indivíduos que possuem intolerância ao glúten, quando o diagnóstico de doença celíaca ou de alergia ao trigo foi descartado.

A maioria dos sintomas associados com SGNC é subjetiva, incluindo dor e distensão abdominal, dor de cabeça, confusão mental, formigamento e/ou dormência nas mãos e pés, fadiga e dor muscular. No entanto, outros sintomas, tais como diarreia e erupção cutânea, bem como distúrbios neurológicos e psiquiátricos, incluindo a esquizofrenia e ataxia cerebelar (falta de coordenação dos movimentos podendo afetar a força muscular e o equilíbrio), também têm sido relacionados com a SGNC.

A definição precisa e amplamente aceita para a SGNC ainda não existe, mas é atualmente entendida como uma condição associada com a experimentação de vários sintomas em resposta à ingestão de alimentos que contêm glúten (como o trigo, centeio e cevada), sendo a resolução dos sintomas associada com a remoção desses alimentos da dieta.

Estudos experimentais, in vitro, têm demonstrado que a gliadina, uma das proteínas derivadas do glúten, altera a permeabilidade intestinal e aumenta o estresse oxidativo de células intestinais. Os estudos experimentais, in vivo, que utilizaram modelos de ratos com SGNC, verificaram que a exposição ao glúten induziu à disfunção intestinal, alterações na função neuromotora e na microbiota intestinal.

De acordo com pesquisadores, ainda faltam estudos para elucidar a patogênese, identificar potenciais alvos terapêuticos e entender plenamente as consequências da SGNC.

Leia mais:

O que é sensibilidade ao glúten?

 

Bibliografia

Biesiekierski JR, Muir JG, Gibson PR. Is Gluten a Cause of Gastrointestinal Symptoms in People Without Celiac Disease? Curr Allergy Asthma Rep. 2013 Sep 12. [Epub ahead of print]

Mooney PD, Aziz I, Sanders DS. Non-celiac gluten sensitivity: clinical relevance and recommendations for future research. Neurogastroenterol Motil. 2013 Aug 12.

Lundin KE, Alaedini A. Non-celiac gluten sensitivity. Gastrointest Endosc Clin N Am. 2012;22(4):723-34.

Massari S, Liso M, De Santis L, Mazzei F, Carlone A, Mauro S, et al. Occurrence of nonceliac gluten sensitivity in patients with allergic disease. Int Arch Allergy Immunol. 2011;155(4):389-94.

Hadjivassiliou M, Sanders DS, Grünewald RA, Woodroofe N, Boscolo S, Aeschlimann D. Gluten sensitivity: from gut to brain. Lancet Neurol. 2010;9(3):318-30.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter