Dieta materna pobre em FODMAPs melhora cólica infantil

Postado em 10 de abril de 2018 | Autor: Marcella Gava

Cólica infantil é definida comoepisódios de choro com duração de mais de 3 horas por dia, 3 ou mais dias porsemana, por 3 ou mais semanas, e atinge cerca de 14 a 30% das crianças,iniciando entre 6-8 semanas de vida e durando até 3-4 meses de idade.

Iacovou e colaboradoresinvestigaram se dieta pobre em oligo, di e mono sacarídeos fermentáveis epoliois (FODMAPs) consumida por mães em amamentação estaria associada a reduçãode sintomas de cólica infantil.

Foram recrutadas mães entre 18 e45 anos, com crianças menores de 6 meses de idade que estavam em aleitamentomaterno exclusivo ou predominante, e que apresentavam cólicas. Foramregistradas informações dos hábitos alimentares da mãe e do bebe, e suasatividades, em um recordatório de 3 dias. Foi coletada uma amostra do leitematerno e uma amostra das fezes do bebê. Após essa primeira avaliação, foramfornecidas orientações alimentares e refeições para 7 dias de dieta pobre emFODMAPs tanto para mãe quanto para o bebe, caso necessitasse, e nos últimos 3dias do período dessa intervenção, foi realizado novamente o diário dasatividades do bebê de 3 dias e colhidas novas amostras de leite materno efezes.

Dezoito mães que amamentavam aderirama dieta pobre em FODMAPs. Nos últimos três dias da intervenção dietética, houvereduções significativas em durações de choro (142 minutos para 52 min – P =0.005), episódios de choro (P = 0,01), durações de agitação (P = 0,011), e períodoscombinados de choro e agitação (P = 0,007). A duração de sono, alimentação ouvigília dos lactantes não sofreram mudanças. Não houve alteração significativa nopH fecal. O teor de lactose do leite materno foi estável e outros FODMAPsconhecidos não foram detectados. No final do estudo, as mães relataram que seusbebês “estavam muito mais contentes” e que “podiam ser colocadospara deitar sem chorar”.

 

Referência:

Iacovou M,
Mulcahy EC,
Truby H,
Barrett JS,
Gibson PR,
Muir JG.
Reducing the maternal dietary intake of indigestible and slowly absorbed
short-chain carbohydrates is associated with improved infantile colic: a
proof-of-concept study.
J Hum Nutr
Diet.
2018 Apr;31(2):256-265.

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter