A Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou novasrecomendações sobre o consumo adequado de suco de frutas para bebês, crianças eadolescentes. A recomendação mais surpreendente foi a de que as crianças commenos de um ano não devem beber nenhum suco de fruta. Esta é uma alteração darecomendação anterior, que recomendava a introdução de suco natural de frutaspara crianças a partir de 6 meses de idade.
Nas diretrizes publicadas na revista Pediatrics, os autores enfatizam que as crianças devem ser alimentadasapenas com leite humano, ou fórmulas para lactentes, quando a amamentação não épossível, até que tenham 6 meses de idade. “Não há indicação nutricional paradar suco de frutas a lactentes menores de 6 meses”, escrevem.
No momento da introdução alimentar, os bebês devem serincentivados a consumir a fruta amassada ou em forma de purê, pois é maissaudável e contém fibras. A Academia justifica que oferecer suco antes dosalimentos sólidos pode levar a criança a substituir o leite humano ou fórmula porsuco, e isso pode resultar em uma baixa ingestão de proteínas, gorduras,vitaminas e minerais.
“A ingestão elevada de suco pode contribuir paradiarreia, subnutrição ou desnutrição, e ao desenvolvimento de cáriedentária”, escrevem os autores. “A diluição de suco com água nãonecessariamente diminui os riscos de saúde dentária.”
Água e leite não adoçado (ou leite alternativo para criançascom alergias ou intolerância à lactose) são as únicas bebidas que um bebêrealmente necessita.
Se houver indicação médica para a introdução de suco paracrianças a partir dos 6 meses, o suco deve ser oferecido em um copo, e não emuma mamadeira. Além disso, dar suco para bebês na hora de dormir deve serevitado. Os autores enfatizam que crianças não devem ser autorizadas a consumirsuco durante todo o dia, pois a prática de permitir que as crianças carreguemuma mamadeira, um copo coberto facilmente transportável, um copo aberto ou uma caixade suco ao longo do dia leva à exposição excessiva dos dentes a carboidratos, oque promove o desenvolvimento de cárie dentária.
Após o primeiro ano de idade, suco de fruta pode serusado como parte de uma refeição ou lanche. Nesse caso, os pais devem oferecerapenas sucos que contenham 100% de suco de fruta fresco ou pasteurizado. Noentanto, o consumo de frutas inteiras ainda deve ser encorajado.
Os pediatras e profissionais que atendem crianças devemfazer a sua parte para apoiar as políticas que reduzem o consumo de suco defrutas em bebês e crianças pequenas.
♦ Clique aqui para ler a recomendação na íntegra (inglês).
Referência
Melvin
B. Heyman, Steven A. Abrams, SECTION ON GASTROENTEROLOGY, HEPATOLOGY, AND
NUTRITION, COMMITTEE ON NUTRITION. Fruit Juice in Infants, Children, and
Adolescents: Current Recommendations. Pediatrics; 2017. [Epub ahead of print].