A iniciativa pretende apresentar as consequências negativas do desperdício de alimentos para o meio ambiente, o orçamento familiar e a segurança alimentar
Com o objetivo de ampliar a consciência dos consumidores brasileiros sobre o desperdício de alimentos e gerar um impacto positivo nos hábitos de consumo alimentar, o Fundo Mundial para a Vida Selvagem e Natureza (WWF Brasil), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançaram a campanha #SemDesperdício. A ação foi apresentada durante a celebração do Dia Mundial da Alimentação, em Brasília, no dia 18 de outubro de 2016.
A iniciativa é focada nas mídias digitais e pretende apresentar as consequências negativas do desperdício de alimentos para o meio ambiente, para o orçamento familiar e para a segurança alimentar.
A pesquisa mais recente da FAO focada nos países da América Latina e Caribe estima que 28% dos desperdícios ocorrem na etapa de produção e os outros 28% são perdidos no consumo. Há carência de dados com enfoque específico no Brasil, o que indica a necessidade de pesquisas nacionais para quantificar as perdas e desperdício locais.
O desperdício na etapa de consumo é o mais danoso em termos de perdas de recursos financeiros, naturais e de mão de obra. Tudo o que foi necessário para produzir e transportar o alimento até o supermercado ou domicílio é desperdiçado quando o alimento se perde no final da cadeia. Em países como o Brasil, no qual a maior parte das sobras de alimentos ainda é descartada em lixões, o desperdício acarreta impacto ambiental negativo via emissão de gases de efeito estufa.
Para a FAO, o combate de desperdício de alimentos é prioridade e deve estar na agenda de todos os governos. Evitando o desperdício na etapa de consumo, economiza-se dinheiro, recursos naturais, normalmente escassos, e ampliam-se as possibilidades de enfrentamento da insegurança alimentar.
Referência
WWF BRASI. Desperdício de alimentos é tema de campanha liderada pela Embrapa, FAO e WWF-Brasil. Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?54542. Acessado em: 25/10/2016.