A mini avaliação nutricional (MAN) é uma ferramenta de triagem de risco nutricional previamente validado em idosos. No entanto, um pesquisador da Universidade da Califórnia construiu duas simplificações dessa ferramenta que podem ser aplicadas para predizer mortalidade não só de idosos, mas também de jovens e adultos de meia idade.
Conduzido por Stephen B. Asiimwe, o estudo avaliou a associação de cada item da MAN, com a medida de circunferência do braço (CB), que é uma medida específica de desnutrição, quando aplicados pontos de corte adequados. Então, o autor incorporou apenas os itens específicos de desnutrição para as simplificações propostas, marcando cada item de acordo com a sua associação com a desnutrição.
Foram avaliados 318 pacientes com idade média de 37 anos. As variáveis consideradas para desnutrição nas simplificações foram: ingestão alimentar reduzida, perda de peso, mobilidade e índice de massa corporal (IMC) classificado como desnutridos os índices <16, entre 16 e 16,9 e ≥17 kg/m² ou CB classificado como <16; entre 16 e 18,9 ou ≥19 cm para mulheres e <17, ente 17 e 19,9 ou ≥20 cm para homens.
Em comparação com a tradicional MAN reduzida tradicional, as simplificações classificaram menos pacientes desnutridos, mas permaneceram fortemente preditivas de mortalidade intra-hospitalar. Na simplificação que incorporou a CB, os pacientes desnutridos tiveram 3,8 vezes (IC 95% 1,9-7,8) maior risco de óbito hospitalar do que aqueles não desnutridos.
“As simplificações na MAN descritas podem proporcionar uma medida melhorada de desnutrição em adultos jovens e de meia-idade hospitalizados”, conclui o autor.
Referência (s)
Asiimwe SB. Simplifications of the mini nutritional assessment short-form are predictive of mortality among hospitalized young and middle-aged adults. Nutrition. 2015 [Epub ahead of print]