Uma metanálise publicada na revista Critical Care demonstra que emulsão lipídica contendo óleo de peixe foi associada à redução de infecções e à redução no tempo de ventilação mecânica e internação hospitalar de pacientes críticos em terapia nutricional parenteral.
Manzanares e colaboradores pesquisaram um banco de dados eletrônicos de 1980 a 2014, do qual incluíram quatro ensaios clínicos randomizados realizados em pacientes críticos alimentados com emulsão lipídica contendo óleo de peixe (ELOP) por via enteral ou parenteral.
O estudou contemplou um total de 10 ensaios clínicos randomizados (n = 733). Não foram encontrados efeitos sobre a mortalidade global. Quando agregadas os resultados de cinco ensaios clínicos randomizados em que foram relatadas infecções, os autores observaram que a utilização de ELOP por via endovenosa reduziram significativamente as infecções.
A análise de subgrupos demonstrou que estudos baseados em nutrição enteral predominantemente demonstraram uma tendência para a redução da mortalidade.
Os autores concluíram que a utilização de ELOP por via endovenosa pode ser associada com uma redução em infecções e também pode ser associado com uma redução no tempo de ventilação mecânica e internação hospitalar. No entanto, estudos controlados de larga escala são necessários para consolidar os potenciais efeitos positivos do tratamento.
Referência (s)
Manzanares W, Langlois PL, Dhaliwal R, Lemieux M, Heyland DK. Intravenous fish oil lipid emulsions in critically ill patients: an updated systematic review and meta-analysis. Crit Care. 2015 ;19:167.