Pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a ingestão regular de chá (≥ 3 vezes/semana, durante > 6 meses) foi associado com risco reduzido de câncer de esôfago, estômago e colo-retal em mulheres chinesas.
Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, com o objetivo de investigar a associação entre o consumo de chá com o risco de cânceres do sistema digestivo em mulheres chinesas. Nesta coorte, foram acompanhadas 69.310 mulheres entre 40-70 anos, não fumantes e que não consumiam bebidas alcoólicas.
A pesquisa incluiu uma entrevista no início do estudo, com aplicação de questionário alimentar e de atividade física, além de avaliação de medidas antropométricas. Nessa entrevista inicial, as mulheres foram questionados sobre o consumo regular de chá, que foi definido como ≥ 3 vezes/semana por > 6 meses continuamente no último ano. Em seguida, questionou-se sobre o tipo de chá consumido e a forma de preparo. A atualização da informação sobre o consumo regular de chá ocorreu em média a cada dois anos, por meio de novas entrevistas. Os casos de câncer foram confirmados através de visitas domiciliares e revisão de prontuários médicos.
Após o acompanhamento médio de 11 anos, 1255 cânceres do sistema digestivo foram diagnosticados (estômago, esôfago, colo-retal, fígado, pâncreas, vesícula biliar). Em comparação com mulheres que nunca bebiam chá, a ingestão regular de chá foi associada com risco reduzido de todos os cânceres do sistema digestivo, e a redução desse risco foi ainda mais pronunciada entre as mulheres que aumentaram o consumo de chá ao longo dos anos. A maioria das consumidoras de chá (93%) ingeriam o chá verde sozinho ou em combinação com outro tipo de chá. As mulheres que consumiam aproximadamente 2-3 xícaras/dia tiveram um risco 21% menor de câncer do sistema digestivo, sendo essa associação inversa encontrada principalmente para câncer de esôfago, estômago e colo-retal.
“Este é um grande estudo de base populacional que verificou consistentemente que o consumo de chá foi associado a um risco reduzido de câncer do sistema digestivo em mulheres chinesas, que consumiram principalmente chá verde. Nossos resultados sugerem que beber chá pode ser um caminho potencial para reduzir o risco de câncer do sistema digestivo em mulheres não fumantes e não consumidoras de bebidas alcoólicas”, concluem os autores.
Leia mais
Ingestão de chá mate aumenta a proteção antioxidante em pacientes com dislipidemia
Chá verde com inulina melhora composição corporal de sobrepesos
Informe técnico: Esclarecimentos sobre a regulamentação de chás
Referência (s)
Nechuta S, Shu XO, Li HL, Yang G, Ji BT, Xiang YB, et al. Prospective cohort study of tea consumption and risk of digestive system cancers: results from the Shanghai Women”s Health Study. Am J Clin Nutr. 2012 Oct 10. [Epub ahead of print] PubMed PMID: 23053557.