fbpx


Adaptações metabólicas em obesos submetidos a dieta de baixa caloria

Postado em 21 de junho de 2021 | Autor: Marcella Gava | Tempo de leitura: 3 min.

Adaptação de gasto energético basal leva a menor perda de peso

Adaptação metabólica, uma redução no gasto de energia abaixo dos níveis previstos em resposta à perda de peso, tem sido uma das questões mais polêmicas no campo da obesidade, tanto em relação a sua existência real, bem como sua relevância clínica. Assim, Martins realizou o presente estudo para determinar a associação entre adaptação metabólica sobre a gasto energético em repouso (GER) e perda de peso e de massa gorda após dietas com baixas calorias (DBC) após ajuste por adesão e outras variáveis. Foram então incluídos participantes de um grande estudo de perda de peso, voluntários, homens e mulheres, com IMC ≥ 30 kg/m². Aos participantes foi prescrita dieta de 1000 kcal com 75g de proteína por dia durante oito semanas. Foi realizada avaliação de composição corporal, colhidas amostras de sangue, preenchidos diários alimentares e mensurado GER através de calorimetria indireta.

Participaram do estudo 71 adultos com idade média de 45 anos e IMC médio de 35 kg/m². Estes perderam em média 14 kg. Em média, um aumento na adaptação metabólica de 50 kcal/dia foi associado a uma redução de 0,5 kg perda de peso e massa gorda em resposta a DBC. Na nona semana da intervenção, o GER aferido foi significativamente menor que o GER estimado, e houve uma adaptação metabólica de -91,5±110,4 kcal ao dia. A adaptação metabólica após perda de peso foi um preditor significativo de perda de peso e perda de massa gorda, mesmo após ajuste de variáveis.

Dessa forma, os autores concluíram que, em indivíduos com obesidade, a adaptação metabólica a nível de GER durante uma redução peso de 13% está associada a menor perda de peso e de massa gorda em resposta às DBCs. Este efeito é independente dos vieses, ou seja, sexo e composição corporal inicial, como bem como adesão à dieta e nível de atividade física.

Referência

Martins C. et al. Metabolic adaptation is associated with less weight and fat mass loss in response to lowenergy diets. Nutr Metab (Lond) (2021) 18:60.

Assine nossa newsletter: