Estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a deficiência vitamina D, avaliada pelos níveis séricos de 25-hidroxivitamina D [25(OH)D, concentração < 30nmol/L], foi fortemente associada com aumento do risco de mortalidade por todas as causas e principalmente por doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias.
Foram recrutados 9.949 homens e mulheres, com idades entre 50 a 74 anos, durante exame de saúde de rotina entre os anos de 2000 a 2002. Esses indivíduos representam uma coorte de base populacional alemã e foram acompanhados durante cinco anos. Assim, as concentrações de 25(OH)D foram medidas no início e após cinco anos de seguimento.
As análises foram realizadas de acordo com pontos de corte do Instituto de Medicina norte-americano (IOM), comparando indivíduos com deficiência ( 50 nmol/L).
Os pesquisadores verificaram que a mortalidade global de indivíduos com deficiência ou insuficiência de vitamina D aumentou significativamente (fatores de risco = 1,71 e 1,17, respectivamente), quando comparados com indivíduos com níveis adequados de 25(OH)D. A deficiência de vitamina D também foi associada com aumento da mortalidade por doença cardiovascular (fator de risco = 1,39), por câncer (fator de risco = 1,42) e mortalidade por doença respiratória (fator de risco = 2,50).
“O baixo nível de vitamina D constitui um fator de risco conhecido para a osteoporose e tem sido associado com a ocorrência de diversas doenças crônicas, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, infecções e doenças auto-imune. Portanto, a deficiência de vitamina D pode ser uma causa básica de morte prematura”, comentam os autores.
“Nossos resultados reforçam a importância de pesquisas adicionais sobre a oferta adequada de vitamina D como fator potencial na redução de mortalidade”, concluem.
Leia mais:
Tratamento e prevenção da deficiência de Vitamina D
Suplementação de vitamina D com cálcio diminui mortalidade em idosos
Novas recomendações para cálcio e vitamina D
Como funciona e qual é a relação entre vitamina D e proteção ao câncer?
Referência (s)
Schöttker B, Haug U, Schomburg L, Köhrle J, Perna L, Müller H, et al. Strong associations of 25-hydroxyvitamin D concentrations with all-cause, cardiovascular, cancer, and respiratory disease mortality in a large cohort study. Am J Clin Nutr. 2013;97(4):782-93.