>


CFN e regionais lançam a campanha: fome, obesidade, desperdício – não alimente este problema

Postado em 8 de abril de 2011 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Com o objetivo de despertar a população em geral para os riscos e consequências relacionadas à fome, obesidade e desperdício para a saúde humana, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e os conselhos regionais (CRN) lançaram no dia Nacional da Saúde e Nutrição (31 de março) uma campanha nacional para o ano de 2011, visando o combate desses três problemas que atingem a população brasileira.

Segundo o CFN serão realizadas diversas ações até o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). Essas ações têm como proposta conscientizar a população sobre os danos do desperdício exacerbado de comida enquanto ainda existem pessoas que passam fome, além de abordar as causas e consequências do aumento da obesidade.

As datas para estas ações estão marcadas para o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética (27 de junho) e o dia do Nutricionista (31 de agosto). Foram escolhidas 10 cidades (Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belém, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis) em que, nessas datas, os conselhos regionais promoverão ações em locais públicos, com distribuição de material educativo sobre o tema da campanha.

Alguns conselhos regionais aproveitaram o dia 31 de março para a realização de abertura da campanha. O CRN-4, em parceria com o Telessaúde da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), realizou uma mesa redonda virtual. O CRN-5 promoveu uma mesa redonda aberta ao público, em Salvador, onde houve distribuição de panfletos de conscientização. O conselheiro do CRN-5, Fábio Rodrigo Santana dos Santos, ressaltou “podemos ajudar a população a aproveitar melhor os alimentos, a adquirir práticas alimentares mais saudáveis e munir as pessoas e os governos de senso crítico para que realizem e exijam ações que combatam estas questões”. O CRN-7 também lançou a campanha com a realização de palestras e distribuição de panfletos e adesivos sobre o tema da campanha.

Para o CRN-3, as condutas adotadas no cotidiano representarão significativa contribuição para a melhoria dos índices de saúde da nossa população. “Desde já convidamos os nutricionistas, técnicos e a população em geral a participarem das atividades a serem realizadas, contribuindo, assim, para a melhoria do bem-estar e das condições de vida dos brasileiros”, convoca o CFN.

Clique aqui e conheça a apresentação da campanha

Referência (s)

Conselho Federal de Nutricionistas. Fome, obesidade, desperdício: não alimente este problema. Disponível em: http://www.cfn.org.br/. Acessado em: 02/04/2011.

Conselho Regional de Nutricionistas – 2ª Região. CRN-2 lança campanha de combate à fome, obesidade e o desperdício. Disponível em: http://www.crn2.org.br/index.php?pagina=noticia&&id=662 Acessado em: 02/04/2011.

Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região. Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Disponível em: http://www.crn3.org.br/crn3_release_31-3.pdf Acessado em: 02/04/2011.

Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região. Fome, Obesidade e Desperdício – Não Alimente este problema. Disponível em: http://www.crn4.org.br/noticias-ler.php?cod_noticia=281&cod_secao=10 Acessado em: 02/04/2011.

Conselho Regional de Nutricionistas – 5ª Região. Campanha nacional contra fome, obesidade e desperdício começa dia 31/03. Disponível em: http://www.crn5.org.br/compos.php?m=site.item&item=475&idioma=br Acessado em: 02/04/2011.

Conselho Regional de Nutricionistas – 7ª Região. CRN-7 lança campanha contra a fome, obesidade e desperdício. Disponível em: http://www.crn7.org.br/991/ Acessado em: 02/04/2011.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter