Circunferência da panturrilha como preditor de readmissão hospitalar

Postado em 22 de maio de 2018 | Autor: Marcella Gava

R eal e colaboradores pretenderam identificar preditores de readmissãohospitalar (RH) no período de 30 dias e determinar a influencia do estadonutricional nesta questão. Foram incluídos no estudo pacientesinternados por mais de 24 horas, maiores de 18 anos de idade. Foram levantadosdados demográficos, socioeconômicos, de comorbidades, uso de medicamentos e foirealizada avaliação nutricional pela aplicação da ASG-PPP, exame de BIA,circunferência da panturrilha (CP) e força de preensão palmar (FPP). Aavaliação nutricional foi realizada a cada sete dias até a alta hospitalar dopaciente. A readmissão hospitalar em 30 dias foi verificada através de contatotelefônico.

Participaram do estudo 161pacientes, sendo que 16,8% apresentaram RH em 30 dias. A maioria dos pacientesera do sexo masculino e a idade média foi de 59,2 anos. Risco nutricionalesteve presente em 77,6% dos pacientes e 46% destes apresentaram baixa CP naalta hospitalar. Possuir mais de duas comorbidades foi associado a RH (p=0,04;RR=2,96). Pacientes com diagnóstico de câncer apresentaram três vezes maisrisco de RH e essa associação foi estatisticamente significante (p=0,003).Pacientes com ASG-PPP ≥ 9 apresentaram risco 7,5 vezes maior de RH (p=0,01). CPbaixa foi um preditor significante de RH em 30 dias (p=0.01; RR=3.35). O ângulode fase também se associou a RH em 30 dias, sendo que mulheres que foramrehospitalizadas apresentaram menor ângulo de fase.

Em resumo, diagnóstico de câncer,CP baixa, ASG-PPP ≥ 9 e morbidades foram fatores de risco independentes para RH.Pacientes sem nenhuma dessas variáveis apresentaram 0,7% de RH enquanto os queapresentaram todas as variáveis tiveram 73,8% de RH. Pacientes que apresentarambaixa CP, independente dos outros fatores, aumentaram em quatro vezes o riscode RH em comparação àqueles que não apresentaram nenhum dos fatores de riscodescritos acima.

Os autores concluíram que perdade massa muscular identificada pela circunferência da panturrilha pode ser umbom preditor de readmissão hospitalar em 30 dias.

 

Referência:

Real GG,
Frühauf IR,
Sedrez JHK,
Dall’Aqua EJF,
Gonzalez MC.
Calf Circumference: A Marker of Muscle Mass as a Predictor of Hospital
Readmission.
JPEN J
Parenter Enteral Nutr.
2018 May 15.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter