fbpx

Circunferência do braço como indicador de desnutrição em crianças com fibrose cística

Postado em 4 de janeiro de 2021 | Autor: Marcella Gava

Houve uma correlação entre as medidas de desnutrição com o z-score de CB

Um estudo comparou o percentil Z-score de crescimento e o Z-score da circunferência do braço (CB) no diagnóstico e classificação de desnutrição em crianças com fibrose cística (FC) e avaliou a relação entre os graus de desnutrição e o teste de função pulmonar (TFP). Para isso foi realizado um estudo retrospectivo com crianças de 2 meses de idade até 18,5 anos com diagnóstico de FC. Foram coletados dados clínicos, TFP, CB, peso e altura, calculado o IMC, e utilizados as curvas de crescimento da OMS e CDC.

Fizeram parte do estudo 49 crianças (31 homens e 18 mulheres) e 65% menores de 12 anos. A maioria deles apresentou insuficiência pancreática (89%). Os z-scores da CB e do IMC se correlacionaram significativamente (p<0,001), porém com pobre concordância entre as categorias de desnutrição. O z-score da CB identificou 49% dos pacientes desnutridos, enquanto o IMC identificou somente 12% dos desnutridos. O TFP se correlacionou positivamente com o z-score de CB e de IMC.

Assim, os autores concluíram que houve uma correlação entre as medidas de desnutrição com o z-score de CB, sendo este último mais sensível na mensuração de desnutrição moderada e leve. Os dados, no entanto, não mostraram relação significativa entre as medidas de função pulmonar e de classificação de desnutrição.

Referência

Phong RY, et al. Utility of Mid-Upper Arm Circumference in Diagnosing Malnutrition in Children With Cystic Fibrosis. Nutrition in Clinical Practice, oct 2020.

Leia também